Ação entre Governo do Estado e UFC fará castração de 100 animais em situação de abandono no Pici

Iniciativa começa nesta quinta-feira, 17, às 10 horas, e vai até o domingo, 20; devem ser atendidos pets em situação de abandono e de tutores de comunidades vizinhas

21:02 | Out. 16, 2024

Por: Gabriela Almeida
Em abril deste ano a Sepa já havia realizado uma ação de encoleiramento antiparasitário na instituição de ensino (foto: Lucas Moreira/ Secretaria de Proteção Animal )

Uma ação da Secretaria da Proteção Animal do Estado (Sepa) fará a castração de animais em situação de abandono que vivem no campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, além de pets de tutores de comunidades vizinhas. Iniciativa começa nesta quinta-feira, 17, às 10 horas, e vai até o domingo, 20, devendo contemplar 100 animais. 

De acordo com pasta, a castração é uma forma de prevenir doenças e também de "contribuir para a saúde pública".

"A castração é uma medida fundamental para melhorar a saúde dos animais em situação de vulnerabilidade, pois, além de prevenir diversas doenças, contribui para um controle populacional mais eficaz. Esse trabalho da Sepa reflete nosso compromisso em garantir uma vida mais digna e saudável para esses pets", diz David Rattacaso, titular da Sepa, em matéria de divulgação da ação. 

Além do campus do Pici, também serão contemplados animais em situação de abandono nos entornos dos campi de Porangabussu e Benfica.

Castrações serão feitas em conjunto com a UFC e os projetos Animais Universitários e União Felina. Em abril deste ano a Sepa já havia realizado uma iniciativa de encoleiramento antiparasitário na instituição de ensino.

"Trata-se de uma colaboração com as universidades para a segurança e melhoria no bem-estar dos animais que vivem em situação de abandono nos Campus", destaca.

Castração de cachorros em situação de abandono no campus do Pici da UFC

Onde: Campus do Pici, da UFC
Quando: Inicio na quinta-feira, 17, a partir das 10 horas, e duração até o próximo domingo, 20