Professor da UFC é eleito membro afiliado da Academia Mundial de Ciências

Yuri Gomes foi reconhecido pela TWAS - sigla em inglês - como um dos cinco jovens cientistas mais talentosos de diversas regiões em desenvolvimento no mundo

O professor Yuri Gomes Lima, do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi eleito nessa segunda-feira, 7, membro afiliado da Academia Mundial de Ciências para o avanço da ciência nos países em desenvolvimento (TWAS -sigla em inglês) para o mandato de seis anos. Anualmente, o programa reconhece os cinco jovens cientistas mais talentosos de diversas regiões do mundo em desenvolvimento, reconhecendo seu potencial e contribuições para a Ciência.

Desde 2017, Yuri é professor adjunto na UFC, onde fundou o grupo de pesquisa em Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica. O grupo atualmente conta com três professores e diversos alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A pesquisa "Jangada Dinâmica", financiada pelo Instituto Serrapilheira desde 2018, visa impulsionar as áreas de sistemas dinâmicos e teoria ergódica no Nordeste do Brasil.

Yuri explica que Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica são áreas consideradas novas na Matemática, e têm apresentado um enorme desenvolvimento ao longo desses pouco mais de 100 anos. 'Comumente conhecidas como Teoria do Caos, essas áreas buscam fornecer previsões de modelos complicados de analisar, por possuírem um caráter caótico. É aí que surge o famoso "efeito borboleta", que busca refletir o conceito de sensibilidade às condições iniciais: o bater de asas de uma borboleta no Brasil pode ocasionar, após talvez alguns anos (ou séculos), um furacão no Japão", explica o professor.

Yuri conta sobre a importância de ter sido eleito como membro afiliado da TWAS. “Foi uma enorme felicidade, pois demonstra, com essa distinção internacional, que todo o esforço tem valido à pena e que estamos na direção correta”, afirma Yuri.

A TWAS, desde 2007, criou a posição de afiliados para reconhecer jovens pesquisadores que, em momento decisivo de suas carreiras, podem oferecer energia e novas perspectivas à academia.

"A partir de agora, continuarei dedicando esforços com o mesmo vigor, ajudando a Pós-Graduação em Matemática e o Departamento de Matemática da UFC a manterem o protagonismo nacional, com uma intensa colaboração internacional", disse o professor.

O projeto "Jangada Dinâmica" tem se destacado como um hub para a pesquisa, promovendo a colaboração nacional e internacional através de atividades como a realização de escolas de verão, workshops e a contratação de bolsistas de pós-doutorado. A iniciativa também inclui a realização das VI e VII Escolas Brasileiras de Sistemas Dinâmicos.

Além disso, o projeto Jangada Dinâmica visa impulsionar as áreas de sistemas dinâmicos e teoria ergódica no Nordeste do Brasil, ajudando assim a fortalecer a ciência básica em uma região que historicamente apresenta menor percentual de desenvolvimento no País.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar