Mais de 250 casos de meningite e 23 mortes foram registrados no Ceará em 2024; veja como se prevenir
Os principais sintomas da meningite são febre alta, dor de cabeça intensa e rigidez da nuca
12:59 | Out. 04, 2024
Em 2024, foram registrados 255 casos confirmados e 23 óbitos por meningite no Ceará, entre 1º de janeiro e 21 de setembro. No mesmo período em 2023, foram registrados 330 casos e 28 óbitos. Apesar dos números, é possível se prevenir da doença por meio das vacinas, disponibilizadas de graça no Estado.
Os principais sintomas da meningite são febre alta, dor de cabeça intensa e rigidez da nuca. Ela é causada por vírus, fungos e diferentes tipos de bactérias que podem infectar pessoas de todas as idades.
Leia mais
De acordo com Lisandra Damasceno, infectologista do Hospital São José (HSJ), outros sintomas também podem surgir, além dos três citados, como vômitos, dores no corpo e manchas na pele. “Em crianças abaixo de 2 anos, o choro fácil, a irritabilidade, a dificuldade de mamar, além de apatia e convulsões podem ser sinais importantes, assim como o abaulamento da popular ‘moleira’”, diz em nota.
Ela destaca que, assim que as pessoas percebam os sinais, elas busquem atendimento médico o mais rápido possível. “A população deve procurar uma unidade de saúde se tiver febre alta com dor de cabeça muito intensa e se esse sintoma não cessar com o uso de analgésicos rotineiros. É um sinal de alerta importante.”
A meningite, segundo a médica, é transmitida por meio de gotículas das vias aéreas. O contágio pode ocorrer por meio da fala, de espirros e da tosse, porque as bactérias e os vírus ficam suspensos no ar. Por isso, quem esteve próximo do paciente confirmado pode adquirir e vir a manifestar meningite.
Bom destacar que elas são curáveis, caso detectadas precocemente. A doença, no entanto, pode deixar sequelas. “No caso da meningite causada por pneumococo [bactéria], pode haver sequelas, como déficit auditivo. As virais também podem causar déficit visual, além de atraso no desenvolvimento cognitivo”, destaca Lisandra.
Cinco vacinas contra meningite são disponibilizadas gratuitamente
A forma mais eficaz de se proteger da doença é por meio da vacinação. O Programa Nacional de Imunização (PNI) disponibiliza, de forma gratuita, cinco vacinas contra meningite: BCG, Pentavalente, Meningocócica C, Pneumocócica 10v e Meningocócica ACWY .
Conheça cada uma das vacinas:
- BCG
- Previne contra formas graves de tuberculose, como a meníngea;
- Deve ser administrada em dose única, o mais precocemente possível, de preferência na maternidade;
- Indicada para crianças menores de 5 anos de idade.
- Pneumocócica 10v
- Responsável por prevenir contra doenças invasivas e otite média aguda;
- Indicada para crianças menores de 5 anos de idade.
- Pentavalente
- Prevenção contra meningite e infecções causadas pelo H. Influenzae tipo B para crianças de até seis anos, 11 meses e 29 dias;
- Contraindicada para crianças a partir de sete anos de idade.
- Meningocócica ACWY
- Protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A, C, W e Y;
- Indicada para adolescentes de 11 a 14 anos de idade.
- Meningocócica C
- Previne contra meningite do sorogrupo C;
- Indicada para crianças menores de 5 anos de idade.