Mulheres alvo de operação são presas quando tentavam visitar internos em penitenciária

Investigação descobriu plano para resgatar presos faccionados

16:15 | Out. 01, 2024

Por: Jéssika Sisnando
Mulheres foram detidas enquanto visitavam presos (foto: leitor via WhatsApp )

Duas mulheres foram presas no sábado, 28, durante cumprimento de mandado expedido da operação Defcon 3. Stefany Santos Ferreira e Ana Emília da Cruz Ribeiro tentavam visitar internos da Unidade Prisional 4, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. As informações são da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP). 

As duas eram monitoradas pela Coordenadoria Integrada de Inteligência da SAP. A operação Defcon cumpriu dez mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão expedidos pelo Poder Judiciário. O objetivo da operação é desarticular um grupo que financia pessoas para organizar protestos e manifestações. Esses atos pagos seriam uma tentativa de desestabilizar a gestão prisional do Ceará. 

A investigação apontou um plano em andamento com o objetivo de resgatar presos faccionados. A operação é um desdobramento da ação realizada em novembro de 2023, que apontou uma articulação para ataques ao sistema prisional, fugas e outras ações. 

A operação é realizada pela Ficco, que é composta por forças de segurança estaduais e federais, conduz a operação de forma coordenada, com apoio logístico da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização.