Caravana UFC 70 anos percorreu 3 mil km em 41 dias e visitou mais de 60 cidades do Ceará

Foram realizadas mais de 200 entrevistas ao longo da viagem, uma das principais atividades do ciclo comemorativo dos 70 anos da Universidade Federal do Ceará

18:07 | Set. 28, 2024

Por: Daniel Oiticica
Encerramento da CARAVANA UFC 70 anos e abertura do Evento Feira cultural Estação Favela no Poço da Draga, com a presença do Reitor da UFC Custódio Almeida, Cliff Villar e Filipe Dummar (foto: Samuel Setubal)

A Caravana UFC 70 anos chegou ao fim com uma bagagem repleta de histórias acadêmicas, estudantis, de superação e inspiração. A Caravana é uma das principais atividades do ciclo comemorativo dos 70 anos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foram 41 dias de viagem, mais de 3 mil km percorridos com paradas em 64 localidades e cerca de 200 entrevistas pelo litoral, sertão, serras e Região Metropolitana de Fortaleza. 

Durante a sua jornada, a Caravana constatou que a UFC é muito maior que os campi onde está instalada. Uma dessas histórias inspiradores é a da pedagoga e gestora cultural, Geysy Oliveira, da cidade de Granja, que criou na sala da própria casa uma biblioteca para transformar em algo concreto sua alegria, que ela mesma define como "realizar sonhos pela força dos livros".

"Se você quer saber qual foi o papel da UFC nos últimos 70 anos, olhe para as estradas que foram O Povo construídas pelos seus engenheiros, os prédios, pelos seus arquitetos. Nas escolas, paras os professores formados na UFC. Para os médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos. Numa delegacia, olhe para o delegado, que, muito provavelmente, se formou na UFC. Na zona rural, para o setor agrário. Olhe para os artistas que, nos últimos 20 anos, também se formaram na UFC", não se cansa de repetir o reitor da UFC, Custódio Almeida.

A viagem terminou, mas o trabalho da Caravana continua intenso. Agora, a equipe de jornalistas, fotógrafos e documentaristas estão concentrados em consolidar todas as informações apuradas em um livro comemorativo, uma exposição fotográfica e mini web docs, que começarão a ser exibidos em novembro. 

Nicolly D'Lorrainne/Especial para O POVO