Unidade de saúde realiza desejos alimentares de pacientes internados

A equipe do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara tenta atender os desejos de seus pacientes dentro das recomendações de saúde para eles

08:46 | Set. 23, 2024

Por: Gabriela Monteiro
O senhor Basílio de Freitas comemorou seus 86 anos na unidade de saúde (foto: Divulgação/ Secretaria de Saúde do Ceará)

Um idoso internado no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, em Fortaleza, teve a oportunidade de comemorar seu aniversário na unidade de saúde com direito a um bolo de aniversário. Celebrando 86 anos de vida na última quarta-feira, 18, o senhor Basílio de Freitas se emocionou com o lanche diferenciado que lhe foi oferecido.

O aposentado está internado na unidade de saúde desde o fim de agosto. Ele está acompanhado da esposa, Mariniuda da Rocha. “Fiquei muito feliz. Não esperava que fosse comemorar essa data aqui no hospital. Agora vou poder, pelo menos, comer um pedacinho de bolo”, disse o idoso.

Os responsáveis pela nutrição do hospital buscam atender os pedidos dos pacientes dentro das possibilidades deles. De acordo com a gerente de nutrição da unidade hospitalar, Carolina Drummond, a alimentação tem um grande impacto na vida dos pacientes, pois para além de uma necessidade, existem fatores emocionais e afetivos.

“Esse momento pode ser captado por qualquer profissional da assistência e compartilhado com a nutrição para avaliar a viabilidade do atendimento. Na maioria dos casos, conseguimos produzir o prato pedido aqui mesmo no hospital. Nos casos em que não é possível, fazemos as orientações necessárias para os familiares poderem trazer o alimento de maneira segura”, disse.

Carolina recorda que a ação começou com pacientes em cuidados paliativos e que com a busca de alguns pelo resgate de memórias, a alimentação se caracteriza como parte importante.

“O sentimento é de gratidão por poder proporcionar, por meio do alimento, um carinho e aconchego ao paciente. Assim como de missão cumprida, uma vez que, por intermédio do nosso atendimento, podemos melhorar a experiência do paciente”, relata.