Estudante de Quixadá se torna sócio de multinacional vizinha ao Vale do Silício
Daniel Filho, egresso da UFC, trabalha garantindo a qualidade do ciclo de produção agrícola e o controle de horas de funcionários contratados para as colheitas de grandes empresasO sonho de fazer parte de uma multinacional da região dos vales tecnológicos da Califórnia se tornou realidade para Daniel Filho, estudante da UFC de Quixadá, que hoje representa no Brasil a HeavyConnect, multinacional do Vale de Salinas, (a uma hora do Vale do Silício), na Califórnia (Estados Unidos), que se dedica ao controle de qualidade da produção agrícola de gigantes do setor.
A conexão Califórnia-Quixadá surgiu em 2015, durante um concurso na cidade americana, em que a empresa buscava tecnologia de digitalização de processos baseados no preenchimento de formulários em papel para automatização de produtores agrícolas. Leonel e seu amigo, Tarik Holanda, possuíam o conhecimento e os cearenses ganharam espaço na startup.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O negócio da HeavyConnect é um sistema de checagem de lista que simula a fiscalização da Food and Drug Administration (FDA), agência federal norte-americana, similar à Anvisa. A FDA é responsável, por exemplo, pela qualidade de todo ciclo de produção agrícola, controlando a qualidade do solo e dos alimentos. "A gente gerencia o controle de qualidade das plantações e também, se elas estão dentro das normas da FDA", resume Daniel.
No Brasil, a HeavyConnect se dedica à complexa gestão de pessoal das fazendas dos Estados Unidos. Daniel e mais 22 profissionais lideram um programa de controle de horas de trabalhadores contratados para colheitas. Simplificando, o sistema permite saber quantas horas a pessoa desempenhou a função no campo, a produção individual e quanto cada uma tem a receber. (Luciano Dias/Especial para O POVO)