Primeira turma do ITA Ceará deverá passar dois anos em SP, diz Camilo
O ITA Ceará terá os cursos de Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Sistema. De acordo com o ministro Camilo Santana, o terceiro curso será o de Bioengenharia
16:34 | Set. 19, 2024
O ministro da Educação Camilo Santana anunciou a data das provas para a primeira turma do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) no Ceará. Os estudantes deverão passar os dois primeiros anos em São Paulo, antes da concretização do campus em Fortaleza. A informação foi divulgada durante assinatura da ordem de serviço para a primeira etapa das obras de implantação do campus no Estado, na tarde desta quinta-feira, 19, no Palácio da Abolição.
As provas de conhecimento geral serão aplicadas no próximo dia 13 de outubro, já as de conhecimentos específicos serão aplicadas de 5 a 8 de novembro deste ano. O ingresso será em 2025. O ITA Ceará terá os cursos de Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Sistema, com 25 vagas para cada curso. O ministro adiantou que o terceiro curso será o de Bioengenharia.
Serão destinados R$ 71 milhões para a construção de um bloco voltado a cursos de Engenharia e de um bloco de alojamento nesta primeira fase de obras. Ao todo, o governo federal investirá R$ 180 milhões nas obras do novo campus.
"Já estamos fazendo a seleção da primeira turma que vai fazer o ITA no Ceará. Eles vão começar a estudar lá em São José dos Campos até a obra ficar pronta. É uma convergência de pesquisa, de inovação de tecnologia e formação que há de melhor no Brasil. É um dia histórico", diz Santana.
Além de Camilo, estiveram presentes na cerimônia o governador Elmano de Freitas, o ministro da Defesa, José Mucio, o Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno e a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba.
O campus do ITA será na Base Aérea de Fortaleza, no bairro Aeroporto. Construção será realizada a partir de um convênio entre o Governo do Ceará e o Governo Federal.
O governador do Elmano de Freitas pontua que é um dia de agradecimento ao governo federal, ao ministerio da Educação, da Defesa e à Aeronáutica.
"Eu não tenho dúvida que será uma obra para fazer profundas transformações no Estado do Ceará, na educação e na pesquisa. Queria destacar que temos três cursos muito articulados, uma turma de energias renováveis, uma de engenharia de sistemas e biotecnologia. É uma grande aposta e é um grande orgulho dizer que esse ITA está no Ceará”, destaca Elmano.
Há também o destaque para o número de inscrições do Ceará para o ITA, que chegou a 1416 inscrições. O tenente-brigadeiro do ar, Marcelo Damasceno, diz que o número mostra que o Ceará é o estado da federação que mais se aplica ao ITA.
“Após os dois anos fundamentais lá em São José dos Campos, eles iniciam a formação aqui em Fortaleza, 25 alunos em cada um dos dois cursos para a formação e em 2029 teremos 50 engenheiros”, afirma Damasceno.
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, pontua que a construção do ITA no Estado será uma das boas lembranças que guardará de sua vida ministerial, por ajudar a corrigir um erro histórico de colocar todas as oportunidades no centro-sul do País.
“Aqui foi uma mudança de rumo, uma mudança de paradigma. O Ceará ganhou isso por mérito dos cearenses e das gestões responsáveis que passaram pelo governo. Não havia outro lugar. Ou era no Ceará ou não era em lugar nenhum. E um dia o brigadeiro Damasceno disse que "se o Ceará mostra todos os anos como o ensino é de qualidade e metade dos alunos são daqui, não tinha o que se discutir'”, conclui.
Com informações da repórter Ana Rute Ramires