Bebê nascida com menos de um quilo em Fortaleza recebe alta hospitalar
A bebê nasceu com 26 semanas e precisou passar por cirurgia. Ela ficou internada cinco meses no Hospital Geral Dr. César Cals e recebeu alta hospitalarBebê que nasceu com menos de um quilo recebeu alta no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) após passar mais de cinco meses internada. Ela nasceu com 26 semanas de gestação, pesando apenas 810 gramas. A alta médica foi realizada na última segunda-feira, 9, com a bebê pesando 2,5 quilos (kg).
Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a mãe da bebê teve uma gestação de risco e apresentava diabetes gestacional. Momentos antes do parto ela teve uma infecção e um sangramento devido à gravidade do problema e precisou ser encaminhada ao HGCC, para realizar o parto cesáreo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com a Sesa, a realização do parto cesáreo foi uma indicação clínica. Após o nascimento, a bebê foi encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin). Ela apresentou dificuldade em respirar e precisava passar por cirurgia.
A mãe, Maria Rafaela Martins, 31, é moradora de Guaiúba, que fica a 41,72 quilômetros (km) de Fortaleza. Apesar de morar em outra cidade, acompanhou cada processo de sua filha de perto.
“Nesse momento [que ela nasceu] foi só alegria, corri para vê-la, cheguei e a vi acordada, olhando para mim. Desde então, eu passei a esperar a alta dela”, lembra Rafaela.
O momento mais esperado aconteceu na segunda-feira, 9, quando finalmente conseguiram levar a bebê para casa. “Foram cinco meses de espera, mas graças a Deus, tudo passou, é só gratidão, foi muito difícil, mas conseguimos”, disse Rafaela, em nota divulgada pela Sesa.
Leia mais
-
Petróleo volta a subir graças a furacão e compras a preços vantajosos
-
STF retoma julgamento sobre prisão imediata após condenação pelo júri
-
Câmara vota mudanças do Senado no 'combustível do futuro'
-
Ex-presidente peruano Alberto Fujimori em estado de saúde delicado
-
Queimadas e seca: Saúde anuncia tendas para hidratação e nebulização