Oito escolas públicas cearenses receberão bibliotecas reformadas em setembro

Revitalização ocorre por meio de projeto que estabelece parcerias com empresas privadas. Além das reformas, instituições de ensino também recebem oficinas para melhor cuidado dos espaços e livros novos para acervo

Oito escolas públicas cearenses devem reinaugurar suas bibliotecas durante o mês de setembro após reformas. Realizadas pelo projeto Territórios da Leitura, em parceria com empresas privadas, as revitalizações incluem nova infraestrutura, mobília e livros para colégios de Maracanaú, Iguatu, Quixadá, Icapuí, Russas e Trairi.

Mais de cinco mil estudantes devem ser beneficiados com os novos espaços, que além de novos móveis contarão com ar-condicionado, jogos e equipamentos eletrônicos. Ao todo, 200 obras literárias recém-saídas de editoras serão adicionadas aos acervos das escolas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

As entregas serão realizadas em diferentes datas, ao longo do mês de novembro. Confira datas e locais:

  • EMEIEF José Assis de Oliveira, em Maracanaú, no dia 05/9
  • EEF José Bonifacio de Sousa, em Quixadá, no dia 9/9
  • EEF Clara Alves de Araújo, em Iguatu, no dia 10/10
  • EMEIEF Ana Xavier Lopes, em Russas, no dia 11/10
  • EMEF Jonas Henrique de Azevedo, no Trairi, no dia 12/10
  • EMEF Mestre Sabino, no Trairi, no dia 12/10
  • EMEF José Firmino da Cunha, no Trairi, no dia 12/10
  • EEF Professora Mizinha em Icapuí, no dia 16/10

Projeto realiza parcerias com empresas privadas para reformar bibliotecas

Em atividade desde 2019, o Territórios da Leitura é um projeto da Invento Produções Culturais, que realiza parcerias com empresas privadas em busca isenção fiscal por meio da Lei Rouanet, com a realização de projetos culturais e educacionais nas comunidades em que estão situadas.

A partir do contato com a empresa, o projeto realiza um mapeamento das escolas públicas de ensino básico da região, apresentam o projeto e firmam parcerias com as instituições de ensino interessadas.

A execução dura em torno de seis meses, com reforma da biblioteca, cursos para professores e oficinas com alunos. Composto por um equipe de educadores, escritores, cordelistas, entre outros profissionais da cultura, educação e também da arquitetura, o objetivo da ação é incentivar o acesso à literatura na formação básica.

“A gente quer mostrar que ir para a biblioteca é na realidade um prêmio, uma dádiva. A gente quer fazer com que eles [alunos] queiram estar lá dentro, por isso a gente faz todo esse trabalho de revitalização”, explica o sócio-diretor da Invento produções culturais, Emídio Sanderson.

Todo o material para a reforma e os livros adquiridos para as bibliotecas são custeados pelo Territórios, com o patrocínio das empresas. Outro ponto destacado pelo projeto é a diversidade de obras literárias presentes nos espaços, visando ampliar as possibilidades de leitura dos estudantes.

“São livros novíssimos. Livros de literatura infantojuvenil, onde a gente faz uma seleção super criteriosa, em que a gente leva em consideração a diversidade de estilos literários, autores, temáticas e editoras”, completa Sanderson.

Durante os seis meses, professores e alunos têm acesso a oficinas literárias, contação de histórias e mediações de leitura para estudantes, além de formações e consultorias para os educadores na área de dinamização de biblioteca escolar.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar