Mais de oito mil animais foram resgatados em 2024, destaca Corpo de Bombeiros
Dentre os animais mais resgatados estão serpentes, felinos, cassacos, iguanas e cães
18:53 | Set. 02, 2024
Um levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) mostra que a corporação resgatou 8.175 animais entre os meses de janeiro e agosto de 2024. De acordo com o CBMCE, o quantitativo representa um aumento de 2,01% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando foram 8.014 resgates.
Dentre os animais mais resgatados estão serpentes, felinos, cassacos, iguanas e cães.
Em agosto, o CBMCE recuperou 454 serpentes do tipo jiboia, sendo este, o maior número de ocorrências. Em seguida está o resgate de 148 gatos; 139 iguanas; 55 cassacos; e 37 cães. Os dados evidenciam a diversidade de espécies que necessitam de intervenção.
O Corpo de Bombeiros destaca que a prevenção é a principal maneira de evitar incidentes com animais silvestres. A corporação alerta para a importância de manter distância de animais perigosos, como serpentes.
A população pode prevenir situações de potencial perigo tapando poços, cercando e sinalizando áreas de risco e fechando corredores estreitos, por exemplo. Essas medidas protegem a fauna e certificam a proteção da sociedade.
O CBMCE reforça que continua empenhado em proteger tanto a população quanto a fauna. Além disso, destaca a importância de medidas preventivas e da educação ambiental.