Organização criminosa, tráfico e extorsão: 14 policiais militares são condenados no Ceará

Crimes ocorreram entre os anos de 2016 e 2017. De acordo com sentença obtida pelo O POVO, três réus foram absolvidos

14 policiais militares foram condenados por integrar organização criminosa, extorsão, tráfico de drogas e comercialização de armas de fogo. No julgamento, outros três agentes de segurança foram absolvidos. Todos foram alvo da operação Gênesis, do Grupo de Atuação Especial Combate ao Crime Organizado, que teve 12 fases. O julgamento foi realizado pela Auditoria Militar do Estado do Ceará no dia 22 de agosto. 

De acordo com a sentença obtida pelo O POVO, os três réus absolvidos são José Alessandro dos Santos, Francisco Rutênio Gomes de Araújo e Marcílio Nascimento Farias. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Os réus condenados são Jeovane Moreira Araújo, Oziel Pontes da Silva, Glaydson Eduardo Saraiva, Francisco Clébio do Nascimento Alves, Stênio Pinto Estevam Batista, Sanção Ferreira Cruz, Mauro Jorge Pereira Maia, Lázaro César Lima de Aguiar, José Célio Ferreira Cavalcante, José Walmir Nascimento da Silva, Alan Kilson Pimentel de Sousa, Auricélio da Silva Araripe, Francimar Barbosa Lima.

Os autos apontaram que, entre junho de 2016 e setembro de 2017, a organização criminosa era coordenada pelo sargento Jeovane Moreira Araújo e composta por agentes públicos militares e por pequenos e médios traficantes locais. De acordo com as investigações, eles cometiam extorsões, roubos, tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção passiva e comércio irregular de armas e munições.

Conforme a investigação, cada um dos agentes participava da organização com uma função especifica. Outra parte não integrava o grupo de forma direta, mas dava apoio.

De acordo com o documento, além do grupo de militares existia um grupo de civis, que é processado pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas do Ceará. Este aglomerado de civis é composto por Geonésio Fernandes de Arruda, Luiz Cláudio Alves, Adriano Ferreira Muniz, José Ademir Silva, Cláudio David de Araújo Otaviano e Alan Alves de Morais, que é ex policial militar.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar