Elmano anuncia concurso na área da segurança pública com 2.600 novas vagas

Vagas são para compor os quadros da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo Militar de Bombeiros e da Polícia Penal

09:53 | Ago. 26, 2024

Por: Cotidiano O POVO
Elmano anuncia medidas na área da segurança pública (foto: Mirla Nobre)

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou nesta segunda-feira, 26, concurso público na área da segurança pública com 2.600 novas vagas. Serão mil vagas para a Polícia Militar, 500 para a Polícia Civil, 500 para o Corpo de Bombeiros Militar e 600 vagas para a Polícia Penal. Com as vagas, o número de novos profissionais nas forças de segurança será de 6.730, contando a quantidade incorporada recentemente. 

O anunciou ocorreu durante a terceira reunião do Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi), 26, no Centro Integrado de Segurabça Pública (Cisp), em Fortaleza.

Além das vagas para aumento de quadro de servidores, o governador divulgou a compra de 1.515 viaturas e instalação de 17 novas bases do Comando de Policiamento de Rondas de Acoes Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e 12 novas delegacias. 

De acordo com Elmano, os concursos da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) e da Polícia Penal estão em trâmite e os demais, da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros (CBMCE), seguem para a fase de contratação das empresas responsáveis pela realização.

A previsão é que os editais dos novos certames sejam divulgados ainda neste ano. "Temos a fase de contratar a empresa responsável para o concurso e, em seguida, os editais serão devidamente publicados, e eu quero fazer isso este ano. Só vou acompanhar e monitorar os procedimentos administrativos, mas quero o edital na praça ainda neste ano", disse Elmano.

Ainda segundo o goverandor, o edital da Polícia Penal deve ser o primeiro a ser publicado porque o concurso já está em trâmite. Sobre o efeitivo da Pefoce, Elmano afirmou que falta a fase de convocação dos novos servidores. A data de chamamento do efetivo, no entanto, não foi informada.

Atualizada às 11h49min

Atualizada às 10h42min