No Ceará, 932 pessoas desaparecidas foram localizadas; ação nacional fará coleta de DNA

Entre 26 e 30 de agosto, a Polícia Civil e a Pefoce farão coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas para formação de cadastro genético.

22:04 | Ago. 20, 2024

Por: Bárbara Mirele
Trabalho investigativo resultou na prisão em flagrante de peruana. Ela havia sido dada como desaparecida pela própria família (foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Entre janeiro e julho deste ano, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) localizou 932 pessoas desaparecidas em todo o Estado, sendo 805 encontradas com vida. A PCCE junto da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) seguem o calendário da ação nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que terá início na próxima segunda-feira, 26, e se encerra na sexta-feira, 30, com a coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas para formação de cadastro genético.

O total de pessoas localizadas no primeiro semestre deste ano representa um aumento de 7,1% no número de 2023. Em Fortaleza, 554 pessoas foram localizadas entre o período de janeiro e julho. Desse número, 512 foram encontradas com vida. Ao todo, os números representam um aumento de 1,6% na Capital. 

A Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SSPDS) afirmou que os dados foram divulgados em alusão ao Dia Internacional das Pessoas Desaparecidas, comemorado no dia 30 de agosto.

 

 

Campanha Nacional de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas

A campanha nacional de enfrentamento ao desaparecimento de pessoas, realizada pelo MJSP, acontece no mês de agosto. No Ceará, a PCCE junto da Pefoce seguem o calendário nacional, que se inicia na segunda-feira, 26, e vai até a sexta-feira, 30.

A ação realiza a coleta de DNA dos familiares das pessoas desaparecidas. O material genético coletado permitirá o cruzamento de dados do banco para identificação de pessoas localizadas e sem identificação.

Após a coleta do material, é realizado o exame para identificar o perfil genético, onde os peritos irão cadastrar este perfil no banco de DNA. O perfil genético fica disponível no banco de dados estadual e nacional.

Com a amostra cadastrada, será realizado o cruzamento com os dados do banco, que é atualizado com perfis genéticos de pessoas vivas e de pessoas falecidas não identificadas. Em caso positivo da comparação do perfil, a instituição responsável entra em contato com o familiar.

Onde registrar um BO em caso de desaparecimento?

Na Capital, a responsável por investigar casos de pessoas desaparecidas é a 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), uma unidade especializada da PCCE, localizada na rua Juvenal de Carvalho, 1125, no bairro de Fátima.

Ainda é possível realizar um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia Eletrônica (Deletron), no campo Desaparecimento de Pessoa. É necessário enviar o máximo de informações possíveis e uma fotografia recente da pessoa.

Os casos registrados na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e Interior ficam sob responsabilidade das delegacias atuantes na circunscrição onde ocorreu o caso.

Confira os locais de coletas de DNA

 

  • Fortaleza
    Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce)
    Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, 901, Moura Brasil.
    Telefone: (85) 3101 4900
  • Canindé
    Núcleo de Perícia Forense dos Sertões de Canindé
    Endereço: Avenida Chicó Campos, 775, Centro.
  • Crateús
    Núcleo de Perícia Forense dos Sertões de Crateús
    Endereço: BR-226, 796 A – Venâncio.
  • Iguatu
    Núcleo de Perícia Forense da Região Centro Sul – Iguatu
    Endereço: Rua João Pessoa, nº 358, Centro.
  • Itapipoca
    Núcleo de Perícia Forense da Região do Vale do Curu – Itapipoca
    Endereço: Av. Geraldo Azevedo Gomes, 3000, Julho II.
  • Juazeiro do Norte
    Núcleo de Perícia Forense da Região Sul – Juazeiro do Norte
    Endereço: Avenida Tenente Raimundo Rocha, s/n, Planalto.
  • Quixeramobim
    Núcleo de Perícia Forense da Região Central – Quixeramobim
    Endereço: Rua alto do Boqueirão, s/n, Centro / CEP: 63.800-000
  • Russas
    Núcleo de Perícia Forense da Região do Vale do Jaguaribe – Russas
    Endereço: Tabuleiro da Vaquejada, CE 356.
  • Sobral
    Núcleo de Perícia Forense da Região Norte – Sobral
    Endereço: Avenida John Sanford, 2895, Nossa Senhora de Fátima.
  • Tauá
    Núcleo de Perícia Forense dos Sertões dos Inhamuns – Tauá
    Endereço: Expedito Zacarias, S/N, Manoel Mota.