Enel é multada em R$ 28 milhões por quedas de energia e demora nas religações no CE

Penalidade foi aplicada pela Arce, que registou um aumento do número de reclamações contabilizadas contra a concessionária entre 2021 e 2023

A Enel foi multada em R$ 28 milhões pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Ceará (Arce). Segundo informações da entidade cearense, divulgadas nesta segunda-feira, 19, penalidade se deve a "constantes quedas de energia e demora das interrupções elétricas e nas religações em todo o Estado". 

De acordo com a Arce, o número de reclamações contabilizadas pela ouvidoria da instituição sobre a falta de energia passou de 1.415 registros em 2021 para 2.580 em 2023. Aumento foi de 82,3%. 

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Já em 2024, de janeiro a julho, a ouvidoria contabilizou 2.658 contestações desse porte no Ceará — índice maior do que o observado ao longo de todo o ano passado. Em razão de reclamações desse tipo, a Arce realizou uma fiscalização na Sede da Enel Distribuição Ceará e aplicou a multa na empresa. 

Penalidade considerou: interrupções de energia com duração igual ou maior que três minutos; interrupções com, no mínimo, uma unidade consumidora afetada; e interrupções de responsabilidade exclusiva da distribuidora.

Procurada pelo O POVO, a Enel informou por meio de nota, nesta segunda-feira, que recebeu e que já respondeu a agência sobre a multa. Empresa também destacou que "segue trabalhando na melhoria da qualidade do fornecimento" e reduziu em cerca de 60% o tempo médio de atendimento entre março e julho deste ano.

Veja nota na íntegra: 

"A Enel esclarece que, sobre o tempo médio de atendimento, foi reduzido em cerca de 60%, entre março e julho deste ano. A principal medida para essa melhoria foi a contratação de novos eletricistas e a aquisição de novas viaturas, para reforçar o atendimento ao cliente.

É importante ressaltar que a empresa segue trabalhando na melhoria da qualidade do fornecimento e na modernização do sistema elétrico do Estado. A empresa anunciou, esse ano, um plano de melhorias para o estado, com investimentos de cerca de R$ 4,8 bilhões e a contratação de 1.800 novos profissionais até 2026. O plano tem como foco a melhoria da qualidade do fornecimento, a modernização do sistema elétrico e modernização das lojas de atendimento.

Sobre a multa mencionada, a Enel informa que recebeu há cerca de doze dias e já foi respondida dentro do prazo determinado pela ARCE".

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