CNU: Ceará teve a maior taxa de abstenção no Enem dos Concursos
Abstenção nacional ficou acima de 50%. Ministra afirma que a quantidade de faltosos já era esperadaO Ceará foi o estado com maior taxa de abstenção no Concurso Nacional Unificado (CNU), de acordo com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck.
A chefe da pasta apresentou um balanço preliminar do comparecimento ao certame, que ficou conhecido como Enem dos Concursos, nesse domingo, 18. Segundo ela, 1 milhão de pessoas fizeram o exame. Cerca de 2,14 milhões tinham se inscrito, o que significa um percentual de abstenção acima de 50%.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA: Cadernos de prova do CNU já estão disponíveis; veja como acessar
“Está dentro da nossa expectativa, comparando com outros concursos desse tamanho, nesse quantitativo de gente”, afirmou a ministra.
De acordo com Esther, o Distrito Federal teve a menor taxa de abstenção. Os dados são preliminares e o Ministério da Gestão divulgará nesta segunda-feira, 19, os dados consolidados.
Segundo ela, a taxa de abstenção ficou abaixo de que outros certames recentes, como o do Banco Central. “A média histórica é em torno de 40%, chegando a 50% em concursos maiores”.
As provas começaram às 9 horas e foram encerradas entre as 17h30min e às 19 horas, a depender do bloco de conhecimentos escolhido pelo candidato e do atendimento especial no caso de participantes com alguma deficiência.
Leia mais
Maior concurso público do Brasil
Maior seleção de servidores da história, o CNU foi realizado em 228 cidades espalhadas por todos os estados e o Distrito Federal (DF).
Ao todo, são 6.640 vagas em 21 órgãos federais, na primeira vez que esse formato de seleção única foi aplicado para preencher postos de trabalho no governo federal.
Inicialmente, as provas ocorreriam em 5 de maio. Contudo, dois dias antes da primeira data marcada, em 3 de maio, o governo federal adiou o concurso, por causa das fortes chuvas que atingiram quase 95% (468, dos 497) dos municípios do Rio Grande do Sul. (Com Agência Brasil)
Veja o cronograma completo do Concurso Nacional Unificado (CNU)
- 18/08: aplicação das provas;
- 18/08: divulgação dos cadernos de provas a partir de 20h;
- 20/08: divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas;
- 20 e 21/08: prazo para recursos quanto às questões ou gabaritos divulgados
- 10/09: disponibilização da imagem do Cartão-Resposta;
- 8/10: divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
- 21/11: divulgação final dos resultados;
- Janeiro 2025: início de convocações.