Enel alerta sobre risco de queimadas próximas à rede elétrica

Com as altas temporadas de vento e baixa umidade do ar que se intensificam no segundo semestre do ano, a Enel alerta sobre os casos de queimadas que podem ocorrer no Estado

15:00 | Ago. 14, 2024

Por: Fabrícia Braga
Enel alerta sobre risco de queimadas próximas à rede elétrica (foto: Aurélio Alves)

Com o início do mês de agosto vem a intensificação das altas temperaturas e da baixa umidade do ar, o que pode causar um maior aumento de casos de queimadas no Ceará. Dados da Enel Distribuição Ceará revelam que, em 2023, o Estado registrou 64.811 focos de queimada, sendo 95% destes casos ocorrendo no segundo semestre, entre os meses de agosto e dezembro, ultrapassando 61 mil focos nesse período.

De acordo com a Enel, o aumento significativo nas queimadas neste período exige precauções, já que os incêndios próximos à rede elétrica podem causar curtos-circuitos, danificar equipamentos e interromper o fornecimento de energia. No Ceará, as cidades que mais sofreram com as queimadas no ano passado foram São Gonçalo do Amarante, Icó, Crateús, Boa Viagem e Mombaça.

Além disso, a Enel alerta que os principais fatores para as queimadas são o calor extremo, a baixa umidade e a ação humana. Para minimizar os impactos das queimadas na rede elétrica e garantir a continuidade do fornecimento de energia, a distribuidora mantém um monitoramento constante das ocorrências. Utilizando tecnologia avançada, como imagens de satélite e dados da Climatempo.

Regiões do Ceará que foram mais afetadas em 2023

Em 2023, as regiões mais afetadas foram Centro-Sul, com 10.068 queimadas, em seguida Cariri com 9.310 e Sertão de Crateús com 8.860, resultando em mais de 28 mil queimadas registradas. Em áreas urbanas, as queimadas frequentemente ocorrem em terrenos baldios com vegetação e lixo acumulado.

De acordo com orientações da Enel, a população não deve realizar queimas de qualquer tipo de material próximo à rede elétrica, por mais que seja em pouco volume, pois o fogo pode provocar o desligamento das cargas, dessa forma danificando os equipamentos e até mesmo provocando danos estruturais, podendo resultar em acidentes graves.