Em média, 18 armas de fogo foram apreendidas por dia no Ceará em julho

Foram 569 armas confiscadas pelas forças de segurança no mês passado, o que representa aumento de 17,32% em relação a julho de 2023. Em Fortaleza, ocorreram 131 apreensões

18:16 | Ago. 13, 2024

Por: Lucas Barbosa
Armas, munições, celulares e motos foram apreendidos na operação que resultou também em nove prisões em Itarema (foto: SSPDS/DIVULGAÇÃO)

Em julho passado, as forças de segurança do Ceará apreenderam, em média, 18,35 armas de fogo por dia. Ao todo, foram 569 armas localizadas, um aumento de 17,32% na comparação com julho de 2023, quando foram 485 apreensões. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 13, pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Conforme a pasta, 131 dessas armas foram apreendidas em Fortaleza, 126 nos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, 176 no Interior Norte e 136 no Interior Sul. 

As dez cidades com maior número de armas apreendidas em julho foram: Fortaleza (131), Caucaia (35), Meruoca (15), Maracanaú (15), Horizonte (15), Juazeiro do Norte (14), Itarema (14), Crato (12) e Boa Viagem (12).

À exceção da Capital, que registrou o mesmo número de apreensões de julho de 2023, todas as outras regiões registraram no mês passado aumento no número de armas apreendidas. O maior aumento foi no Interior Sul (43,16%), seguido do Interior Norte (19,73%) e Região Metropolitana de Fortaleza (12,5%). 

Por meio de assessoria de comunicação, o titular da SSPDS, Roberto Sá, afirmou que o resultado se deve ao “empenho” das forças policiais para aumentar a presença e o número de abordagens em áreas onde há uma maior movimentação de pessoas e onde são registrados mais crimes.

“Deixo o meu agradecimento a esses profissionais, dizendo à população que essas apreensões vão aumentar, inclusive com a posse de novos profissionais, prevista para outubro”, afirmou o secretário.

“A arma de fogo é o instrumento mais utilizado para tirar vidas, então, quanto mais armas de fogo retirarmos de circulação, mais estaremos evitando mortes”.

No acumulado de janeiro a julho deste, 3.829 armas de fogo foram apreendidas no Ceará, conforme as estatísticas da SSPDS. É um número semelhante ao registrado no mesmo período do ano passado, quando 3.828 apreensões foram reportadas pela pasta.

Além dos números de armas de fogo apreendidas, a SSPDS já divulgou os números de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) e Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) registrados em julho. Enquanto os roubos caíram, os homicídios aumentaram no mês passado na comparação com julho de 2023.