Professores da rede municipal de sete cidades recebem formação em educação e sustentabilidade
O objetivo é complementar os conteúdos lecionados no ensino fundamental para que os alunos tenham a oportunidade de se conscientizar sobre a necessidade de reutilizar e reciclar materiaisO Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana (CPMRS-RMB), em parceria com as prefeitura das cidades que compõem o consórcio e o Grupo Eureka, promove uma capacitação em sustentabilidade para professores do ensino fundamental de cidades do Ceará. Participaram do treinamentos, realizados entre 6 e 9 de agosto, os docentes da rede pública municipal de Itaitinga, Guaiuba, Ocara, Pacajus, Chorozinho, Maranguape e Horizonte.
O objetivo é complementar os conteúdos lecionados no ensino fundamental para que os alunos tenham a oportunidade de se conscientizar sobre a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar materiais. Alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as formações serão apoio aos professores sobre como usar o material — tanto físico, como digital — para desenvolver uma visão consciente, junto aos alunos, sobre meio ambiente e responsabilidade socioambiental.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Conforme o superintendente do CPMRS-RMB, Elano Damasceno, a missão do projeto é mudar a percepção dos alunos e de suas famílias sobre o entendimento e a interação com o meio ambiente. Segundo ele, o Consórcio tem como obrigação a questão da educação ambiental, sustentabilidade e manejo de resíduos sólidos.
“Nós apostamos na educação ambiental como primordial, acreditamos que todo trabalho só é possível por meio da educação ambiental. A educação é o único caminho que nos colocará na direção correta para uma mudança de comportamento”, pontuou.
A capacitação reforça a importância da gestão eficiente de resíduos sólidos, tema inserido no material desenvolvido para os professores. Para tornar didático o processo que inclui a coleta, o tratamento e a disposição final dos resíduos, foi desenvolvida uma série de vídeos animados com a super-heroína “Capitã Reciclagem”, que fala para as crianças sobre a importância da reciclagem.
O diretor executivo do Grupo Eureka, Marco Saliba, destaca que conscientizar os alunos desde o início da vida escolar é plantar uma semente para uma cultura de preservação ambiental.
“Estamos vivendo uma emergência climática devido às ações indiscriminadas do ser humano em detrimento do meio ambiente. Sem dúvida, os municípios cearenses que implementarem esse projeto sairão na frente, formando cidadãos mais conscientes do seu papel em um ecossistema que precisa de cuidado”, aponta.
Participante da capacitação, o professor Augusto César, da Escola de Ensino Fundamental José Augusto Carvallo, em Pacajus, relatou que essa palestra é importante porque embasa os professores sobre a sustentabilidade.
“É uma experiência ímpar, pois no mundo atual há muita informação e pouca formação. Somos privilegiados nessa formação, as palestrantes são extremamente qualificadas e alinham seus conhecimentos no campo educacional à política de resíduos sólidos”, descreve.