Caravana UFC 70 Anos parte de Fortaleza rumo a mais de 50 municípios
Projeto é uma parceria entre a Universidade Federal do Ceará, o Grupo de Comunicação O POVO e a Fundação Demócrito Rocha. Em evento na manhã deste domingo, 11, ônibus das expedições Atlântica e Sertão deixaram reitoria da UniversidadePartiu de Fortaleza na manhã deste domingo, 11, a caravana UFC 70 Anos. O projeto, uma parceria entre a Universidade Federal do Ceará, o Grupo de Comunicação O POVO (GCOP) e a Fundação Demócrito Rocha (FDR), celebra o aniversário da instituição de ensino percorrendo mais de 50 municípios do Estado.
O objetivo é explorar o Estado e mostrar a presença da instituição mesmo em locais onde não há campi da UFC, com a atuação de egressos da Universidade e projetos de pesquisa e extensão.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A cerimônia de início da caravana ocorreu na reitoria da Universidade, no bairro Benfica, na Capital. O evento contou com apresentação musical do grupo Acadêmicos da Casa Caiada.
O diretor corporativo do O POVO, Cliff Villar, pontuou que, com a caravana, a instituição "abraça" o Estado.
Já a vice-reitora da UFC, Diana Azevedo, lembrou que a iniciativa representa "um presente" do O POVO à instituição. Quando questionada por Luciana Dummar, presidente institucional e publisher do O POVO, sobre o que a UFC desejaria para o aniversário, Diana respondeu "que a Universidade volte ao colo do povo cearense".
Caravana UFC 70 Anos percorrerá diferentes partes do Ceará
Ao todo, 53 cidades estão no roteiro da caravana. O projeto é dividido em duas equipes: a expedição Atlântica fará um trajeto pelo litoral cearense e a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), enquanto o grupo Sertão percorrerá o interior do Estado.
Serão feitas uma série de viagens. A primeira equipe visitará o Litoral Leste, voltando à Capital em 21 de agosto. Em seguida, percorrerá o Litoral Oeste, retornando em 7 de setembro, com um último trajeto, pela RMF, finalizando em 21 de setembro.
Já a Trupe Sertão terá sua primeira parada na cidade de Quixadá, onde também há um campus da UFC. Além de Quixadá e Russas, os outros três municípios que possuem estrutura de campus da UFC – Crateús, Sobral e Itapajé – também receberão a visita da Caravana.
Há uma parada em Fortaleza em 14 de setembro, e uma rota pelas serras encerrando também em 21 de setembro.
Participam da caravana estudantes e pesquisadores da UFC, além de jornalistas e fotógrafos do O POVO.
O material produzido pelas expedições poderá ser visto no site da caravana, que pode ser acessado clicando aqui, e pelas redes sociais da UFC. Os perfis da Universidade também receberão sugestões de locais a serem visitados pela caravana.
Haverá boletins diários com conteúdo jornalístico sobre a Caravana tanto na rádio Universitária FM 107,9 quanto na rádio O POVO CBN. Na FM Universitária, os boletins irão ao ar no programa Almanaque, apresentado por Nelson Augusto, de segunda a sexta-feira, às 18h.
Cidades que receberão a caravana UFC 70 Anos
- Aquiraz
- Cascavel
- Fortim
- Aracati
- Icapuí
- Jaguaruana
- Russas
- Caucaia
- São Gonçalo do Amarante
- Paracuru
- Trairi
- Amontada
- Acaraú
- Jijoca de Jericoacoara
- Granja
- Camocim
- Chaval
- Itapipoca
- Fortaleza
- Eusébio
- Maracanaú
- Aquiraz
- Quixadá
- Quixeramobim
- Morada Nova
- Limoeiro do Norte
- Jaguaribara
- Jaguaribe
- Pereiro
- Orós
- Icó
- Missão Velha
- Brejo Santo
- Barbalha
- Crato
- Juazeiro do Norte
- Nova Olinda
- Santana do Cariri
- Assaré
- Parambu
- Tauá
- Crateús
- Ubajara
- Viçosa do Ceará
- Sobral
- Itapajé
- Canindé
- Redenção
- Baturité
- Pacoti
- Guaramiranga
- Horizonte
- Maranguape