Urubu voa junto com piloto de parapente no Ceará
O Urufly voa há 3 anos com o seu parapentista Israel pelo céu do CearáIsrael Mendes, motociclista aventureiro e ambientalista, de 37 anos, tem chamado a atenção por praticar parapente com um abutre, carinhosamente chamado de UruFly. Há três anos, os dois voaram juntos pelo Ceará e compartilharam a história e os voos juntos nas redes sociais, onde já acumulam quase 100 mil seguidores.
O UruFly chegou às mãos de Israel quando ainda tinha apenas seis dias. Encontrado em um lixão no Parque do Cocó, em Fortaleza, o urubu foi entregue às autoridades ambientais locais, incluindo a Agência de Proteção Ambiental (DPMA) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA). Com a ajuda do Instituto Pró Silvestre e do biólogo Sanjay Vega, o UruFly foi enviado para Israel, que se comprometeu a proporcionar uma vida saudável e feliz ao animal.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Embora seja proibido criar, caçar ou maltratar animais silvestres no Brasil, a situação da UruFly era excepcional. Sem a identificação do ninho ou dos pais do abutre, as autoridades confiaram a Israel a tarefa de criá-lo.
Desde então, a UruFly tornou-se uma presença constante na vida israelense. Juntos, eles partiram para explorar os céus do Ceará a partir da rampa de voo livre da Serra da Aratanha, em Pacatuba.
Israel apresentou cuidadosamente o UruFly ao mundo do parapente, permitindo que o abutre se acostumasse com o ambiente e com a presença de pilotos. “No tempo livre íamos para a rampa de voo livre, lá eu o deixava sozinho para que ele pudesse ver todos os movimentos dos pilotos decolando. Para ele perder o medo do parapente... com o tempo ele se acostumou”, disse o tutor.
Cuidar de um abutre requer atenção e esforço significativos. Contudo, Israel descreve a experiência como algo magnífico e enriquecedor. “Criar o UruFly é incrível, magnífico, trabalhoso e prazeroso, além disso, é uma missão e um aprendizado constante”, afirma Israel.
A parceria entre Israel e UruFly também cativou o público, principalmente a torcida do Flamengo, que adoraria ver a dupla pousando no famoso ninho do urubu no Rio de Janeiro.
“O urubu é o mascote do Flamengo, e a torcida nos acompanha nas redes sociais e gosta muito dos nossos vídeos, sonhamos em pousar no ninho do urubu”, disse Israel.