Pelo menos 75 pessoas são presas em operação de combate à violência contra a mulher no Ceará
Operação "Shamar" acontece no mês de agosto em referência à campanha "Agosto Lilás", de combate a violência contra mulherPelo menos 75 pessoas no Ceará foram presas por violência contra mulher pela Operação Shamar realizada pelas Forças de Segurança do Ceará neste mês. Somente nos primeiros cinco dias de agosto, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), 63 prisões foram realizadas no Estado, sendo 17 por cumprimento de mandado de prisão e outros 46 em flagrantes por crimes de violência doméstica e familiar contra mulher.
A Operação foi organizada pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) e pela SSPDS. A nível nacional é organizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Nesta quarta-feira, 7, o Brasil celebra 18 anos da criação da Lei Maria da Penha. De acordo com informações da SSPDS a operação segue até o final do mês.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O nome da Operação Shamar vem da alusão de uma palavra hebraica que significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar” e faz parte da campanha do “Agosto Lilás”, que é de combate e conscientização, prevenção e combate a violência doméstica e familiar contra a mulher.
LEIA TAMBÉM: Decreto cria vagas de emprego para vítimas de violência doméstica
“Na data de hoje foi deflagrado o ‘Dia D’ da Operação Shamar, culminando com diversas prisões pelas Polícias Civil e Militar. A operação que visa combater a violência doméstica e familiar contra a mulher denota uma atenção prioritária a essa temática no nosso Estado”, destacou o coordenador da Copol, Harley Filho.
Nesta quarta, seis pessoas foram presas em flagrante e três por mandados de prisão por crimes de violência contra mulher. As ações aconteceram em Fortaleza, Caucaia, Beberibe, Camocim, Baturité, Juazeiro do Norte, Maranguape e Pacajus.