"Não fugiu ninguém", diz secretário da Administração Penal sobre incidente em Itaitinga
Secretário Mauro Albuquerque se manifestou em vídeo publicado nas redes sociais na madrugada deste domingo, 4, e afirmou que houve uma tentativa de fugaO secretário da Administração Penal e Ressocialização (SAP), Mauro Albuquerque, confirmou que nenhum preso fugiu da Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (UP-Itaitinga2), localizada em Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza). Em vídeo publicado nas redes sociais na madrugada deste domingo, 4, Mauro divulgou que os internos foram contidos.
“Foi uma tentativa de fuga, 22 internos, os policiais colocaram eles ‘pra correr de volta’”, afirma o secretário. Um presidiário também foi baleado e está no hospital, mas não corre risco de morrer.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na manhã deste domingo, 4, o governador Elmano de Freitas publicou o vídeo de Mauro Albuquerque nas redes sociais.
"Parabenizo o trabalho do nosso secretário Mauro Albuquerque, dos policiais penais do Ceará e das nossas forças de segurança. Continuamos cada vez mais firmes no combate ao crime", escreveu.
Segundo as informações repassadas inicialmente pelo Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Ceará (Sindppen-Ce), os presos teriam rendido policiais penais e subtraído armas de fogo por volta das 19h20min desse sábado, 3, versão que é contestada pela SAP. Um incêndio também foi registrado nas proximidades do complexo. As causas ainda são apuradas.
Horas depois, o secretário Mauro Albuquerque confirmou que ocorreu uma tentativa de fuga.
Em nota, a SAP informou que a ação foi "frustrada graças à pronta resposta dos agentes do Estado". Os 22 internos envolvidos eram ligados a uma facção criminosa do Estado. O órgão também reiterou que o interno baleado foi levado ao hospital para um exame de corpo e delito.
"A SAP reitera que não houve fuga em massa e que todos os infratores responderão administrativamente e criminalmente pelos seus atos", afirma o comunicado.
Situação controlada
Após informar sobre o incidente em Itaitinga na noite deste sábado, a presidente do Sindppen-CE, Joélia Silveira, divulgou vídeo em que disse que a situação estava controlada na UPPOO II.
Ela também denunciou que o baixo efetivo de policiais gera "insegurança" nas unidades prisionais. "É uma tragédia anunciada há muito tempo", afirmou.
Ônibus fizeram desvios de rotas próximo ao presídio de Itaitinga
Durante a tentativa de fuga e recaptura dos presos, ônibus de algumas linhas que passam próximo ao presídio fizeram desvios de rotas.
Informações sobre a depredação de alguns veículos também foram repassadas, mas o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) informou que ainda não há dados contabilizados.
"O Sindiônibus informa que está acompanhando a apuração dos acontecimentos. Até o momento, não há informações sobre a motivação dos ataques, nem danos contabilizados. A Entidade reforça que os veículos realizaram pequenos desvios somente enquanto a normalidade do tráfego da região era retomada", aponta o Sindicato, em nota.
Os coletivos das linhas 044, 045, 073, 078 e 085 voltaram a operar normalmente na manhã deste domingo, ainda de acordo com o Sindiônibus.
Atualizada às 10h24min