Ceará terá três Centros Comunitários do Programa Convive
Fortaleza, Maracanaú e Caucaia serão contempladas com projeto que busca a promoção da cultura de paz. Investimento total é de R$ 460 milhõesO Ceará foi contemplado com três Centros Comunitários pela Vida nas cidades de Fortaleza, Maracanaú e Caucaia, locais selecionados entre as 30 cidades do País que receberão a construção. O projeto tem como objetivos a prevenção da violência, a promoção da cultura de paz, a inclusão social e a geração de oportunidades.
Os municípios cearenses foram escolhidos entre 163 candidatos e receberão um investimento total de R$ 460 milhões do Novo PAC Seleções, oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A secretária da Proteção Social (SPS), Onélia Santana, comemorou a inclusão de três cidades do Estado no programa e destacou que o Ceará e a Bahia foram os únicos estados a alcançar essa marca. "Este alinhamento das políticas é muito importante. Agradecemos ao Governo Federal pelo reconhecimento e apoio a esse trabalho", afirmou, em nota.
Os Centros Comunitários pela Vida foram anunciados pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, em cerimônia no Palácio do Planalto. Segundo o ministro, o Convive será um pilar essencial na prevenção da violência e inclusão social, oferecendo complexos esportivos e educacionais, além de serviços de assistência social e médica. .
Segundo a SPS, o Convive vai oferecer instalações como piscinas semi-olímpicas, quadras esportivas, campos de futebol society, parquinhos infantis, salas de aula, consultórios médicos e centros de atendimento a mulheres e vítimas de criminalidade.
Os centros serão equipados com tecnologias sustentáveis, como placas fotovoltaicas e sistemas de reúso de água, para garantir eficiência energética e reduzir o impacto ambiental.
Além de Fortaleza, Maracanaú e Caucaia, outros municípios selecionados incluem: Feira de Santana (BA), Juazeiro (BA), Cabo de Santo Agostinho (PE), Manaus (AM), Salvador (BA), Mossoró (RN), Teresina (PI), Maceió (AL), Recife (PE), Vila Velha (ES), Macapá (AP), João Pessoa (PB), Natal (RN), Castanhal (PA), Nossa Senhora do Socorro (SE), Porto Alegre (RS), Rio Branco (AC), Palmas (TO), Foz do Iguaçu (PR), Juiz de Fora (MG), São José de Ribamar (MA), Rio de Janeiro (RJ), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Campinas (SP), Cuiabá (MT) e Florianópolis (SC).