Sociedade Cearense de Pediatria lança brinquedoteca em combate as telas

Com o objetivo de incentivar o não uso de telas por crianças, a Sociedade Cearense de Pediatria lançou uma brinquedoteca para associados

09:50 | Jul. 28, 2024

Por: Beatriz Teixeira
Sociedade Cearense de Pediatria inaugura brinquedoteca para associados (foto: SOCEP/Divulgação)

Em comemoração aos seus 80 anos, a Sociedade Cearense de Pediatria inaugurou uma brinquedoteca infantil. O espaço, lançado nessa sexta-feira, 26, na sede da instituição, é voltado para crianças de 1 a 10 anos de idade, filhos e netos dos pediatras associados.

Chamada de “Bora Brincar”, a instalação é decorada com material reciclado, como instrumentos musicais interativos feitos a partir de baldes, painel sensorial com esponjas, canos e torneiras, com o objetivo de incentivar o lado lúdico das crianças. A área também conta com livros infantis clássicos.

A doutora Ana Maria Cavalcante, idealizadora do projeto, explica que uma das finalidades da brinquedoteca é “estimular e conquistar os mediados para lutar contra as telas e a favor dos brinquedos e livros”.

“Nós (que somos) avós e pais, temos um grande inimigo no nosso dia a dia, que são as telas. Educar uma criança hoje está muito mais difícil do que na época que eduquei meus filhos e da época em que fui educada. As telas estão causando um grande dano à saúde das crianças e ainda não sabemos as consequências”, elabora a médica.

Além disso, é um local para que os associados deixem seus filhos durante encontros promovidos pela a Sociedade. A brinquedoteca terá um recreador, mas Ana Maria destaca que os responsáveis terão que deixar alguém com as crianças, além do profissional, para maior vigilância.

A médica explica que o espaço não será aberto ao público externo devido ao tamanho e demanda que geraria para apenas um recreador. “Não daríamos conta e a responsabilidade é muito grande. Então o pediatra vai levar seu filho e vai levar uma pessoa para ficar com ele”.

“Esperamos que sirva de incentivo para os pediatras fazerem (incentivar o não uso de telas) em suas casas, consultórios e até em hospitais infantis. Então é essa mensagem que a diretoria (da SOCEP) está querendo passar para os pediatras e famílias cearenses; para todos que cuidam das crianças e dos adolescentes brasileiros”, conclui.

A brinquedoteca “Bora Brincar” já está aberta e funcionando na sede da Sociedade Cearense de Pediatria para crianças vinculadas a associados.

Brinquedoteca "Bora Brincar'

Onde: Sociedade Cearense de Pediatria (rua Maria Tomásia, 701 - Aldeota)

Acesso: Apenas crianças vinculada aos associados da SOCEP

Mais informações: @socep _ ce_ oficial