Elmano assina convocação de 125 professores aprovados no concurso da UVA
Informação foi divulgada durante live semanal nas redes sociais na manhã desta quarta-feira, 24. Os convocados irão atuar nos campi de Sobral, Camocim, Acaraú e São Benedito
16:22 | Jul. 24, 2024
A convocação de 125 professores aprovados no último concurso da Universidade do Vale do Acaraú (UVA) foi assinada pelo Governo do Ceará nesta quarta-feira, 25. A informação foi anunciada pelo governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), durante live nas redes sociais. Entre os aprovados, há oito cotistas negros e quatro professores voltados ao atendimento educacional inclusivo.
Os profissionais irão atuar nos campi dos municípios de Sobral, Camocim, Acaraú e São Benedito. O maior número de professores ficará em Sobral, com 41 docentes. Eles irão integrar os cursos de Ciências Sociais, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química e Zootecnia.
No campus de São Benedito, serão 39 professores para os cursos de Administração, Agronomia e Pedagogia. Atualmente, os campis de Camocim e Acaraú estão em obras e, no momento, as instituições estão funcionando em prédios temporários. Os locais estão com 80% e 40% das obras concluídas, respectivamente.
Apesar das obras, as unidades também vão receber o efetivo, sendo 23 professores para os cursos de Ciências Contábeis e Engenharia de Pesca, em Camocim, e 22 professores para os cursos de Pedagogia e Agronomia em Acaraú. Os professores foram aprovados no último concurso para a instituição de ensino, realizado em 2022.
Na transmissão, Elmano afirmou que, além da convocação, também será feita a nomeação dos professores. “É um passo muito importante termos as nossas universidades estaduais e as nossas universidades estaduais terem professores concursados. Fico muito feliz de estarmos consolidando, cada vez mais, as nossas universidades”, disse o gestor.
No momento, o chefe do Executivo conversou, por ligação, com a reitora da UVA, Izabelle Mont’Alverne, que destacou as convocações e a ampliação do acesso à rede de ensino no interior do Estado.
“Projeto importante da expansão das universidades para o interior. Isso garantirá, aos nossos estudantes da rede pública estadual, um melhor acesso a esses novos campi, e, com isso, vamos levar excelência e ensino de qualidade com a nossa universidade”, comenta.
O próximo passo é que os professores tomem posse na sede da UVA, no município de Sobral, a 233 quilômetros de Fortaleza. “Espero marcar a data da posse”, disse Elmano. O efetivo de professores na rede do ensino superior do Estado vem sendo ampliado nas últimas semanas.
No último dia 12, o chefe do Executivo, nomeou 158 novos professores para a Universidade Regional do Cariri (Urca), registrando a maior convocação da história para a instituição. Os docentes devem atuar nos campi dos municípios do Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Campos Sales, Iguatu e Mauriti.
Na instituição, os professores vão exercer atividades em 32 cursos, entre eles Medicina, Arquitetura e Urbanismo e Gestão de Turismo, que foram criados recentemente na entidade.
Atualizada às 18h26min