Ceará tem 12 oficiais promovidos a coronéis para reforço do comando da Polícia Militar
Promoção ocorreu em solenidade pelo Governo do Ceará nesta sexta-feira, 19, no Palácio da Abolição, em Fortaleza
17:42 | Jul. 19, 2024
O Ceará tem 12 oficiais promovidos a coronéis da Polícia Militar. A promoção para alta patente da tropa foi realizada pelo governador Elmano de Freitas (PT) ao lado do secretário de Segurança Pública do Ceará, Roberto Sá, na tarde desta sexta-feira, 19, no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Com a nomeação, a PM passa a ter 30 coronéis em atividade em Fortaleza e no interior do Estado.
Os novos coronéis foram promovidos pela categoria de merecimento, sendo nove coronéis combatentes e três operacionais: dez homens e duas mulheres. O chefe do Executivo afirmou que eles atuarão na área da saúde e no comando das tropas, assim como em funções estratégicas ligadas às operações de comando, planejamento e apoio de operações de comando para o combate ao crime no Estado.
As funções estratégicas a serem desempenhadas por cada um, no entanto, ainda serão definidas pelo Comandante-Geral da Polícia Militar, Klênio Savyo, e pelo Secretário de Segurança Pública, Roberto Sá. Elmano afirmou que o reforço é importante para a cúpula da Polícia Militar do Ceará, visto que, agora, o Estado tem todos os coronéis empossados no cargo para ajudar no planejamento e discussão do que precisa ser feito nas ações de segurança.
Durante a cerimônia de promoção, o chefe do Executivo discursou diretamente aos novos coronéis, que estavam em posição de sentido no salão do palácio, à frente do palco da solenidade. “Vocês estão aqui porque mostraram na sua vida profissional essa capacidade e não são iguais. São coronéis com históricos diferentes onde um vão complementar o outro. Senhores e senhoras estão sendo promovidos hoje pela sua dedicação à essa instituição”, disse.
O reforço no comando da PM acontece em meio a diversas outras ações na área de segurança pública no Estado, como a sanção da lei de paridade salarial para policiais civis e o anúncio do retorno do Hospital da Polícia Militar que, conforme Elmano, deve ser reestruturado e entregue em um novo espaço até o fim do seu governo.
O secretário de Segurança Pública, Roberto Sá, frisou o reforço do comando com os novos coronéis. “É exatamente um reforço na nossa cúpula da corporação. Nós somamos hoje 12 coronéis para nos ajudar nas estratégias, na reflexão e no comandamento desses 20 mil homens que estão para proteger mais de 9 milhões de cearenses que merecem ter sua paz”, disse.
Duas mulheres se destacam entre novos coronéis no Ceará
Com a presença, em maioria, de oficiais homens, tanto para empossamento dos novos cargos, como demais oficiais representantes no Estado, duas mulheres se destacaram entre o conjunto de oficiais. As coronéis Maria de Fátima Vieira Bezerra de Paula e Albanita Ferreira Lima. Ambas vão atuar no quadro de combate na tropa do comando da PM.
Ao serem nomeadas para receber a patente no salão do Palácio da Abolição, dos 12 oficiais, ambas foram recebidas com aplausos e gritos mais fortes por quem estava no local. Entre elas, a oficial Maria de Fátima, que possui 29 anos de contribuição na PMCE, e foi um dos 12 oficiais promovidos. “Chegamos ao último posto da Polícia Militar”, destaca.
A coronel afirmou que se sente pronta “para servir a sociedade cearense”. “Vamos dar toda assistência ao povo do Estado. A segurança pública carece de profissionais competentes e dedicados com a causa da segurança. É importante que a gente engaje cada vez mais na profissão, ajudando, tanto o Governo do Estado como a nossa instituição que é a Polícia Militar do Ceará”, comenta.
Elmano diz que reforço da polícia acontece por área de ação criminosa
Questionado sobre o reforço das forças de segurança nos equipamentos públicos, como as areninhas, mesmo sob gestão municipal, o governador do Estado, Elmano de Freitas disse que a ação acontece a partir de estudo das evidências das ações criminosas nas regiões. Elmano afirmou que ações vão além de uma areninha, mas sim de uma área completa que envolve praças, campos e demais equipamentos.
“Onde nós entendemos que pode haver ação criminosa, colocamos a presença maior da polícia”, disse Elmano. Ele informa que essa é a orientação que vem sendo discutida com o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Roberto Sá, em conjunto com operações de inteligência e dados.
Na noite dessa quarta-feira, 17, uma ocorrência de disparos de arma de fogo foi registrada próximo à Areninha do Conjunto Palmeiras, em Fortaleza. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). Há cerca de um mês, uma tentativa de chacina foi registrada na Areninha do Jardim Violeta, localizada no bairro Barroso, na Capital, com dez pessoas baleadas.
Veja a lista de coronéis promovidos
Quadro Combatente
- Sinval da Silveira Sampaio
- Níbio Araújo Pinto
- Lindsey Forte da Silva Gomes
- Clauber Barbosa Melo
- Henrique Sérgio Marques Bezerra
- Albanita Ferreira Lima
- Maria de Fátima Vieira Bezerra de Paula
- Marcus Allen Freire Monteiro
- Carlos Alves de Carvalho Júnior
Quadro complementar
- Vandick de Queiroz Germano (médico)
- Francisco Eliton Araújo (dentista)
- Paulo Silveira Pinto (médico)
Atualizada às 20h08min