Hospital Regional do Sertão Central realiza a primeira cirurgia oncológica
O procedimento foi realizado no mesmo dia da inauguração do setor oncológico da unidade de saúde, no último dia 15A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgou que foi realizada na última segunda-feira, 15, a primeira cirurgia oncológica no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), localizado em Quixeramobim. O centro de serviço oncológico da unidade foi inaugurado na mesma data.
A paciente atendida foi Maria de Lourdes Leite, 74. Ela é natural de Aiuaba, da localidade de Lagoa do Umbu, na zona rural do município, que é uma dos 20 contemplados com o serviço da unidade de saúde. A idosa convivia com um nódulo próximo ao olho direito e comemorou o atendimento no hospital perto de sua cidade. Aiuaba fica a cerca de 260 km de distância de Quixeramobim e a 417,35 km de Fortaleza.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"O doutor disse que precisava tirar e no mesmo dia eu fui operada. Eu achei que foi bom me mandarem para cá, é mais perto de casa", disse a paciente.
Lourdes recebeu alta na terça-feira, 16, e, segundo a Secretaria da Saúde, continua sendo acompanhada pela equipe médica, devido à proximidade dos municípios com o hospital.
LEIA TAMBÉM: Oncologia do Hospital Regional do Sertão Central é implantada com foco em atendimento inicial de adultos
A idosa foi uma das 12 pacientes atendidas na última segunda-feira. De acordo com informações da Sesa, o novo serviço de saúde do hospital poderá atender aos 660 mil cearenses da macrorregião do Sertão Central. O centro tem capacidade para ofertar serviços como cirurgia, quimioterapia e mastologia.
O médico Jefferson Oliveira, que realizou a cirurgia de dona Lourdes , ressalta a preparação da unidade de saúde para atender pacientes com câncer que morem nas proximidades do hospital. "Realizar a primeira cirurgia tem um significado enorme, tanto pessoal como de política pública. Hoje, a gente vê uma conquista para essas pessoas e para as famílias dela, é um marco na descentralização em saúde”, completou o médico.
A inauguração do novo equipamento de saúde oncológica, na última segunda-feira, contou com a participação do governador Elmano de Freitas, da secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, e com o diretor-geral do HRSC, doutor Cristiano Rabelo.
De acordo com informações do Governo do Estado, o investimento foi de R$ 11,2 milhões de equipamentos e insumos para o funcionamento, deste mês a dezembro de 2024, do setor oncológico.
Leia mais
-
Heliponto do Hospital Regional do Cariri deve ficar pronto até o fim do ano, diz diretor
-
Hospital Regional Vale do Jaguaribe realiza quase três mil procedimentos cardíacos em dois anos
-
Hospital Regional do Jaguaribe realiza primeiras captações de órgãos para transplante
-
Duas cirurgias inéditas são realizadas no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe