Dois novos doutorados são incluídos nos cursos de pós-graduação da Uece

O Doutorado Acadêmico em Nutrição e Saúde e o Doutorado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas passam a integrar a grade de cursos da Uece após aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior

22:30 | Jul. 18, 2024

Por: Gabriela Monteiro
Fachada da Universidade Estadual do Ceará (Uece), campus Itaperi em Fortaleza (foto: FERNANDA BARROS)

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) passa a ofertar 46 cursos de pós-graduação stricto-sensu com a inclusão do Doutorado Acadêmico em Nutrição e Saúde, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Nutrição e Saúde (PPGNS), e do Doutorado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas, que integra o Programa Profissional em Planejamento e Políticas Públicas.

A inclusão dos cursos às ofertas da Uece foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O doutorado em nutrição é o primeiro programa acadêmico da área no Ceará e recebe demanda de alunos cearenses e alunos vindos de outros estados do Norte e Nordeste. A nova modalidade oferece oportunidade de formação e educação de doutores/cientistas em nutrição.

As principais linhas de pesquisa são o Diagnóstico e Intervenção em Nutrição e Saúde, Nutrição e Saúde Coletiva e Bases experimentais em Alimentos e Nutrição. Conforme divulgado pela instituição estadual, a primeira turma deve ter oito vagas, com previsão de lançamento para o ano de 2025.

Já o Doutorado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas busca aprimorar políticas e serviços para a governança de políticas públicas e capacitação de profissionais que trabalhem dentro dos objetivos dos Planos Estratégicos da Universidade e do Desenvolvimento do Ceará.


O professor Hidelbrando Soares, reitor da Uece, pontua que a aprovação dos novos cursos reflete a grandeza da instituição de ensino nas áreas de pesquisa e na produção de conhecimento científico e tecnológico da universidade.

“Atingiu o que costumo chamar de maturidade acadêmico-científica e que a coloca como uma das grandes universidades do País, em ensino, pesquisa e extensão. Hoje, somos a maior ofertante de cursos de mestrado e doutorado entre as universidades estaduais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país”, comemora o gestor.

Soares pontua ainda que as pesquisas resultam em ganhos efetivos para a sociedade, principalmente nas áreas com reconhecimento em diversos âmbitos, como é o caso dos novos doutorados.

“Formar pesquisadores é uma das missões que abraçamos de forma muito comprometida. A Universidade Estadual do Ceará celebra essa importante conquista para a instituição, mas, sem dúvidas, também para toda a sociedade”, disse.

Ana Paula Rodrigues, pró-reitora de Pós Graduação e Pesquisa da Uece, diz que quanto maior o número de pesquisadores na universidade, maiores são as possibilidades para a comunidade acadêmica.

“Entre estas, estão participar de editais da Finep, ou seja, quando temos mais doutorados, podemos captar mais recursos, mais bolsas da Capes, mais bolsas do CNPq. Então essa aprovação é muito significativa, é um grande crescimento para nossa instituição. Quanto mais doutorados, quanto mais programas completos com mestrado e doutorado, mais a instituição se desenvolve e mais forma profissionais qualificados para a sociedade”, alinha a pro-reitora.