Mais Médicos abre inscrições para atuação em territórios indígenas; 7 vagas são no CE
Ao todo, 196 vagas estarão à disposição até o final desta semana; Nordeste deve receber 48 postos para novos profissionais, com sete vagas no Ceará
11:26 | Jul. 16, 2024
O Ministério da Saúde (MS) recebe, até a próxima sexta-feira, 19, inscrições para atuação de profissionais da saúde em territórios indígenas de todo o País. As vagas são ofertadas através do novo edital do programa Mais Médicos, lançado na última segunda-feira, 15, e estão distribuídas em 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas brasileiros.
Ao todo, 196 vagas estão abertas para o pleito, das quais 48 serão destinadas à região Nordeste, com sete cargos destinados ao Ceará. Os territórios Yanomami no norte do Brasil receberão 28 vagas. De acordo com o MS, as vagas ofertadas neste edital estão atualmente desocupadas e foram definidas em articulação com a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai).
Leia mais
Segundo informações da pasta, a quantidade de profissionais da saúde em atividade nos DSEIs mais que dobrou desde 2022, quando o quadro contava com 222 médicos, passando a 541 até o presente momento. Com o edital, a expectativa do Ministério é de que o Brasil ultrapasse a marca de 700 médicos atuando nessas regiões.
Entre os destaques do chamamento está a garantia de cotas para médicos deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas.
“Esse novo edital segue no objetivo de garantir cotas para os médicos, inclusive, para estimular que as médicas e os médicos indígenas possam desenvolver suas atividades junto a esses territórios de grande importância”, destaca o secretário de Atenção Primária, Felipe Proenço, em nota divulgada pelo MS.
As inscrições poderão ser realizadas mediante preenchimento de formulário no site oficial do programa.
Veja possíveis locais de atuação no Ceará:
- Acarau
- Aquiraz/Ce
- Aratuba
- Boa Viagem
- Caninde
- Carnaubal
- Catunda
- Caucaia
- Crateus
- Fortaleza
- Itapipoca
- Itarema
- Maracanau
- Monsenhor Tabosa
- Novo Oriente
- Pacatuba
- Poranga
- Quiterianopolis
- Tamboril