Polícia fará ações ostensivas aos fins de semana em Fortaleza e Região Metropolitana
Nesta sexta-feira, 5, 300 policiais e 80 viaturas deram início a mais uma operação ostensiva da Segurança no CearáOperações ostensivas, que mobilizam diferentes forças de segurança e têm o objetivo de dar maior sensação de segurança aos cearenses, deverão ocorrer todos os fins de semana.
Nesta sexta-feira, 5, 300 homens e mulheres, além de 80 viaturas, deram início à Operação Integração Saturação Total em Fortaleza e Caucaia. Não há expectativa de instalação de bases fixas de policiamento nos pontos já identificados pela Polícia como mais vulneráveis.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Nesse primeiro momento, a nossa preocupação está sendo dar mobilidade e visibilidade ao policiamento. Já temos batalhões, companhias de destacamento, delegacias que são nossa base. Vamos manter o que tem e ser mais firme e incisivo", afirmou o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá.
De acordo com o governador Elmano de Freitas (PT), que acompanhou a saída dos policiais para a Operação, da avenida Presidente Castelo Branco, após a ação ostensiva da última sexta-feira, 28, foi registrada redução das taxas de homicídios.
"Temos alguns dias fora da curva, mas na maior parte, nós tivemos ação mais intensa e isso representou um menor número de crimes. Por uma questão básica: o bandido quando vê a Polícia na rua, tem uma maior timidez e inibição de atuar efetivamente. Isso é uma reação natural, por isso que é importante".
"Isso sem esquecer as nossas políticas sociais para garantir a oportunidade de emprego, para garantir programas de transferência de renda, que são importantes para dar oportunidade às pessoas", complementou.
Tornozelados
Pela primeira vez, operação ostensiva da Segurança do Ceará contou com a participação da Polícia Penal, com homens da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). "Objetivo é prender quem tiver ordem de prisão, quem estiver sem monitoramento e se tiver desvio de conduta", afirmou Elmano.
De acordo com o titular da SAP, Mauro Albuquerque, participar das operações policiais é uma oportunidade de cumprir mandados, fazer um acompanhamento diário dos tornozelados e comunicar as infrações cometidas ao Judiciário.
"Nos últimos dez dias, na Operação Braço Longo, já apreendemos 15 pessoas que estavam em descumprimento de decisão judicial", acrescentou.