Elmano promete intensificar ações de programa de prevenção à violência no Ceará
Governador disse já estar aumentado o patamar de execução do orçamento do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio)O governador Elmano de Freitas (PT) prometeu intensificar as ações do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio). A declaração foi feita ao O POVO na tarde desta quarta-feira, 3, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, durante cerimônia de sancionamento da lei que garante paridade para os servidores que ingressaram na Polícia Civil até 2019.
Elmano afirmou já estar aumentado o patamar de execução do orçamento do PreVio, que estará aliado às ações de repressão empregadas pelas forças de segurança do Estado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“É a concepção de fortalecimento das forças de segurança, mais articulação com o Governo Federal — agora possível por causa do governo do presidente Lula —, com os outros poderes e muita política social”.
O PreVio foi lançado em 2022 após aprovação de empréstimo de R$ 350 milhões provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O programa fomenta diversas iniciativas que miram grupos vulneráveis nos 10 municípios que mais registram homicídios no Estado (Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu e Quixadá).
Leia mais
Conforme o contrato firmado entre o BID e o Estado, as ações desenvolvidas no âmbito do PreVio estão divididas em três categorias: Prevenção da Violência Juvenil e de Gênero, Fortalecimento da Capacidade de Prevenção e Investigação Policial e Fortalecimento do Sistema de Medidas Socioeducativas.
À época do lançamento do programa, o Governo do Estado afirmou ter como meta alcançar 100 mil pessoas. Em outubro de 2022, por ocasião da cerimônia de posse do Comitê Deliberativo do PreVio, a coordenadora da iniciativa, Carla da Escócia informou que mais de 20 políticas públicas eram financiadas com o recurso do empréstimo.
Entre essas ações estão os projetos Nem 1 Aluno Fora da Escola, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin), o Programa Famílias Fortes e os Núcleos de Ação pela Paz (Napaz).
Com informações da repórter Ana Rute Ramires