Pefoce terá 14% a mais de peritos com novos servidores empossados nesta segunda, 1º

Governador Elmano de Freitas assinou nomeação de 80 novos servidores nos quadros da Perícia Forense do Ceará

15:53 | Jul. 01, 2024

Por: Cláudio Ribeiro
FORTALEZA-CE, BRASIL, 01-07-2024: Posse dos novos servidores da Pefoce no Palácio da Abolição. (foto: Beatriz Boblitz/O Povo) (foto: Beatriz Boblitz)

Os 80 novos servidores que tomaram posse na Perícia Forense do Ceará (Pefoce), nesta segunda-feira, 1º, em solenidade no Palácio da Abolição, irão reforçar as ações de inteligência e de investigações criminais e dar celeridade aos inquéritos e procedimentos que resultam da onda de violência registrada no Estado. A nomeação faz parte do pacote de medidas para a área da segurança pública recém-anunciadas pelo governador Elmano de Freitas.

Com os novos empossados, o quadro da Pefoce, com 580 servidores até então, terá um incremento de 14%. Serão 12 médicos peritos legistas, cinco peritos legistas, 40 peritos criminais e 23 auxiliares de perícia. A previsão é que sejam lotados e distribuídos entre os dez núcleos (um na Capital e nove no Interior).

LEIA TAMBÉM | Prédios da Pefoce funcionavam sem alvarás, licenças ou planos contra incêndio

Mais três concursados, que também participaram do curso de formação na Academia Estadual da Segurança Pública (Aesp), estão com a nomeação sub judice e poderão ser integrados aos quadros brevemente. Segundo o perito-geral do Estado, Júlio Torres, a Pefoce é parte da engrenagem da Segurança Pública e precisa estar preparado para a escalada da violência.

"Poderemos entregar, de forma mais célere, laudos de balística, de local do crime, de DNA, de medicina legal. Além de melhorar o resultado de exames pendentes. Muitas vezes, pelo volume de exames, a gente não consegue atender no prazo (legal) de dez dias. Alguns dos casos, pela complexidade, chegam a demorar mais de 30 dias", explicou Torres.

Segundo o perito-geral, duas ferramentas recém-adotadas na Pefoce deverão ser reforçadas com os novos quadros: o de Balística 24 Horas, para confirmar se armas apreendidas foram utilizadas em mais de um crime de homicídio, a partir da comparação feita com banco de dados; e o de Informática 24 Horas, para extração de dados de celulares apreendidos com criminosos, para coleta de informações de inteligência.

"Nossa ideia é fortalecer principalmente a medicina legal no Interior. E reforçar a perícia criminal em todos os núcleos. O governador autorizou o pagamento de horas extras aos peritos, o que abre a possibilidade de mais equipes de plantão", destacou o gestor da Pefoce, sobre a utilização dos novos servidores.

LEIA TAMBÉM | Pefoce estaria cometendo infração ética por exames em prédio de delegacia

O governador Elmano de Freitas confirmou que a Pefoce terá mais uma unidade no Interior, com a criação do núcleo da Ibiapaba. A sede deverá ser em Tianguá e, conforme Júlio Torres, o início do processo de licitação deve acontecer ainda no segundo semestre de 2024.

Na solenidade, que teve a presença de familiares dos 80 empossados, os novos peritos prometeram, em juramento, respeitar "a reputação e a moralidade da perícia forense do Ceará". Eles receberam seus distintivos e certificados de formação na Aesp. Os novos servidores são oriundos do cadastro de reserva do concurso realizado em 2021.

O ato de nomeação foi assinado pelo governador, ao lado da vice-governadora, Jade Romero, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, e do perito-geral, Júlio Torres.

O pacote de medidas foi anunciado para o setor depois dos episódios da chacina em Viçosa do Ceará, em que oito pessoas foram mortas, e de uma tentativa de chacina em Fortaleza, no bairro Barroso, em que uma mulher de 48 anos e um menino de dez anos foram assassinados, e oito crianças e adolescentes saíram baleadas.

Entre as medidas, o efetivo da segurança pública deverá ter quase 2.700 novos agentes. Incluindo-se os 80 novos servidores da Pefoce, 428 policiais civis empossados na semana passada, mais 1.185 soldados e 160 oficiais da Polícia Militar em formação, já em treinamento nas ruas, e outros 400 concursados da PM que deverão ser convocados para início da formação na Aesp.