70 anos da UFC é tema do capítulo especial do Anuário 2024-2025
Capítulo encerra a edição do Anuário do Ceará 2024-2025. Lançamento da publicação mais antiga do Estado será nesta segunda-feira, 1° de julho, no buffet La Maison
12:44 | Jun. 30, 2024
A mais importante instituição de ensino do Ceará, a Universidade Federal do Ceará (UFC), completa 70 anos em 2024. "Uma universidade para o Ceará", assim é introduzido o capítulo especial que encerra a edição do Anuário 2024-2025.
Durante a leitura, é possível vislumbrar como a entidade foi vanguardista e guerreira, tendo sempre como viés a acessibilidade, a diversidade, a modernização da academia, e, principalmente, o diálogo com a sociedade cearense.
O editor-geral do Anuário do Ceará, Jocélio Leal, realça que a definição do capítulo especial partiu da importância da instituição para a educação do Estado.
"No capítulo especial [deste ano], percorremos a história da UFC desde o sonho de Martins Filho até os dias atuais, em que celebrar o conhecimento acadêmico, a ciência, se tornou um para-raios ante o clarão da ignorância", explica.
O capítulo especial é uma decisão editorial determinante para toda a edição do Anuário, pois dele saem a capa e o tema do projeto gráfico.
A gerente de Marketing e Design da Fundação Demócrito Rocha (FDR), Andrea Araújo, pontua que a identidade visual do Anuário do Ceará 2024-2025 foi planejada para ir além da simples documentação fotográfica dos espaços físicos.
Leia mais
"Nosso objetivo foi criar uma experiência envolvente que capturasse a essência da vida universitária, incluindo personagens que representassem a diversidade e a dinâmica da comunidade acadêmica", diz. "As ilustrações do artista Carlus Campos foram fundamentais nesse processo, trazendo uma interpretação artística da arquitetura da UFC e transformando-a em uma obra de arte cheia de narrativas e significados."
Carlus Campos, ilustrador do O POVO, expõe que a inspiração acontece durante a elaboração das propostas visuais, das trocas de ideias e orientações da Andrea. Segundo ele, "o design e as ilustrações precisam caminhar em harmonia".
"A maioria das ilustrações tem como base a linguagem arquitetônica modernista dos prédios [da UFC]. Dialogando com a instituição, a sociedade é representada graficamente em todas as suas cores — representando os segmentos da sociedade. Procurei traduzir graficamente a inserção da universidade na sociedade", ressalta Carlus.
Atualmente, a UFC celebra o título de melhor instituição de ensino superior do Norte e Nordeste do Brasil, de acordo com a Times Higher Education (THE).
Foi reconhecida como universidade pelo Ministério da Educação (MEC) em 16 de dezembro de 1954, por meio da Lei nº 2.373. Surgiu, no entanto, muito antes, no dia 21 de fevereiro de 1903, mas com outro nome: Faculdade Livre de Direito do Ceará.
Assim nasceu a Universidade Federal do Ceará, fruto de mobilização popular pelo direito à educação. Hoje, é um polo com várias frentes, da assistência estudantil, à gestão de pessoas, às relações internacionais, com casas de cultura estrangeira, com equipamentos culturais, bibliotecas e hospitais universitários.
Regionalização que irriga o Ceará
A política de expansão e interiorização da universidade pública capilariza a educação superior ao possibilitar acesso a uma parcela maior da população. O reconhecimento do papel estratégico universitário para o desenvolvimento econômico e social descentralizados irriga grande parte do Ceará, para além de Fortaleza, nos campi em Sobral, Quixadá, Crateús, Russas e Itapajé.
Por meio de pesquisa documental e entrevistas, a jornalista e autora do capítulo especial, Bruna Forte, rememora a história e as contribuições para o desenvolvimento acadêmico, tecnológico, social, cultural e econômico do Ceará.
“Ao longo de 70 anos, a UFC já graduou mais de 117 mil pessoas — o número é expressivo, mas o impacto da universidade no âmbito social é ainda mais surpreendente. Conhecer mais sobre a amplitude dos projetos de extensão da UFC demonstra a importância do investimento em um ensino superior, na pesquisa e na formação”, afirma a autora.
Para ela, falar sobre a Universidade da qual ainda faz parte significa evidenciar os impactos sociais que a educação, a ciência e a cultura são capazes de produzir.
"Narrar um pouco desta história é celebrar a instituição que transforma a minha vida e a de tantos outros alunos, tantas outras famílias. O Anuário do Ceará, nesta edição, versa também sobre a importância da manutenção de uma universidade viva e forte para a sociedade", conclui.
Serviço
Lançamento do Anuário do Ceará 2024-2025
Quando: segunda-feira, dia 1º de julho de 2024
Onde: buffet La Maison
Horário: 19h30
Evento para convidados.
Para comprar o Anuário
Onde: bancas, livrarias e sede do O POVO
Venda avulsa: R$ 100
Assinantes: R$ 79,90 (na sede do O POVO)
Assinantes podem solicitar pelo telefone: (85) 3254 1010
Todo o conteúdo da versão impressa estará disponível no site www.anuariodoceara.com.br
Também pelas redes sociais: @anuariodoCeara no Instagram