Povo Tremembé será contemplado por plano de conservação nacional com investimento de US$ 10 mi

A iniciativa vai contemplar 61 mil indígenas de nove povos diferentes

O Ministério dos Povos Indígenas (MPI) anunciou nesta quinta-feira, 20, que vai destinar US$ 10 milhões para ações de conservação e uso sustentável da biodiversidade de cerca de 6,4 milhões de hectares de terras indígenas brasileiras. A iniciativa vai contemplar 61 mil indígenas de nove povos diferentes. Entre eles, estão os Tremembé, etnia concentrada no Ceará.

O projeto ‘Conservação da Biodiversidade em Terras Indígenas’ tem duração prevista de cinco anos e é alinhado à Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental (PNGATI). O aporte será feito pelo Fundo Global para a Biodiversidade, criado em 2023.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além dos Tremembé, outros oito povos serão contemplados com o investimento. São eles: Kayapó e Munduruku, no Pará, Kadiwéu, Terena, Kinikinau e Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, Pataxó, na Bahia, e Pankararu, em Pernambuco.

De acordo com dados do Mapbiomas, de 2022, nos últimos 30 anos, as terras privadas perderam 20,6% de vegetação nativa por causa do desmatamento, enquanto nas terras indígenas a perda foi de apenas 1%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar