Elmano envia mensagens à Alece sobre gratificação e aumento de horas extras para policiais

Elmano pede celeridade na aprovação das leis para que mais atitudes possam ser tomadas na área da Segurança Pública

09:48 | Jun. 25, 2024

Por: Dayanne Borges
FORTALEZA, CEARÁ, 24-06-2024: Governador Elmano entrega viaturas e mais policiais, para realizar a vigilância e assistência da cidade. (Foto: Fernanda Barros / O Povo) (foto: FERNANDA BARROS)

O governador Elmano de Freitas assinou quatro mensagens para enviar à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Os textos são voltados para a Segurança Pública. O anúncio e assinatura dos documentos foram realizados na manhã desta terça-feira, 25, por meio de live nas redes sociais. Os textos podem ser pautados, discutidos e votados pelos deputados da casa.

A primeira mensagem que foi anunciada consiste na autorização para incluir policiais penais para o recebimento de gratificação por apreensão de arma de fogo. O governador afirmou que caso seja aprovada, o valor da gratificação será ajustado. Segundo o governador, a ação estimula os policiais a tirar o armamento dos criminosos.

A segunda mensagem enviada à Alece é voltada para a gratificação dos profissionais que trabalham e irão trabalhar na Inteligência da Segurança Pública do Ceará. “É importante para que possamos atuar com inteligência em todo o território do Ceará”, disse Elmano.

Além disso, outra medida anunciada foi a garantia da paridade salarial na Polícia Civil para servidores aprovados em concursos até 2019. Elmano definiu a mensagem enviada como “histórica”: “O policial não terá receio de se aposentar, ter uma perda salarial e mudança na qualidade de vida”.

A quarta mensagem consiste no aumento do limite de horas extras por policial e peritos da Perícia Forense do Ceará (Pefoce). A carga horária passaria de 84 para 96 horas. Elmano destacou a importância do trabalho da Pefoce. “Acelera o inquérito, acelera a elucidação dos casos e dá informações para os que estão investigando.”

"Todas essas medidas têm impacto na Segurança Pública, são ações ostensivas que irão fortalecer e ampliar as ações de segurança no Estado”, afirmou Evandro Leitão (PT), presidente da Alece.

Roberto Sá, secretário da Segurança Pública do Ceará (SSPDS) reconheceu e agradeceu o trabalho dos policiais do Ceará.

“Sem profissionalismo, sem vocação, sem determinação, sem desprendimento e sem trabalho incessante, nada disso seria possível, muito obrigado pelo trabalho de vocês. A população cearense conta com o juramento de vocês, juramento que nós fazemos com a nossa vida e nossa família”, declarou o titular da pasta.

 

Atualizada às 10h28min