Especial Anuário 2024-2025: líder do PT na Alece é entrevistado

A reprise do episódio com o líder do bloco governista na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), De Assis Diniz (PT), vai ao ar às 8 horas desta terça-feira, 25, no canal FDR

O líder do bloco governista na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), De Assis Diniz, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi entrevistado no Especial Anuário do Ceará 2024-2025 nesta segunda-feira, 24. O programa terá reprise nesta terça-feira, 25, às 8 horas no canal FDR.

Ele fala sobre a experiência de liderar este bloco, o momento do PT não só na Alece mas no Congresso Nacional e a agenda econômica do governo Elmano. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De Assis aponta haver um diálogo, apoio e uma construção de interesses do bloco e dos deputados que compõem a base, inclusive com o presidente da Alece, Evandro Leitão (PT), para corroborar com o sentimento de buscar não só o resultado, mas também atender os interesses da base.

Segundo o parlamentar, há um diálogo constante com o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). Por exemplo, no andamento de projetos como Ceará Sem Fome e Sertão Vivo. 

De Assis conta ter nascido na geração em que o jornal era o maior meio de comunicação. Percebe, no entanto, que hoje a forma de se comunicar mudou e o PT está "distante do diálogo com a juventude".

Ele encara que o partido precisa se reiventar neste aspecto, buscar o rejuvelhecimento, com trabalhos orgânicos nas periferias tal como as igrejas pentecostais. "O PT não faz mais este trabalho de formação", diz.

El Ninõ e investimentos no setor agropecuário 

Como gestor público, De Assis presidiu o Instituto de Desenvolvimento do Trabalhado (IDT). Posteriormente, assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), à convite do governador Camilo Santana, quando chegou a presidir a Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio dos Governadores do Nordeste.

Em 2022, foi eleito deputado estadual do Ceará com 63.253 votos. Na Assembleia Legislativa, é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar, da Pecuária e da Pesca.

Ele aponta que, nos últimos 100 anos, a cada dez anos, seis são de seca, dois de chuva moderada, e dois com chuva em excesso. Sendo assim, são dois anos com invernos.

"Começamos a debater no fim de setembro de 2023 o El NiñoAchavamos que teriamos até o Godzilla. Chegou janeiro e fevereiro, se verificou que mudaram as temperaturas do Pacífico e do Atlântico. Se temos um dado muito importante no Atlântico precisamos acompanhar o Pacífico. A quadra invernosa do Ceará ainda é uma das melhores."

Sobre o desenvolvemento agropecuário, afirma que "não haverá mudanças se o Ceará não introduzir a ciência, inovação e tecnologia". "Precisamos usar a recuperação do solo, utilizar os pequenos maquinários, ver os mananciais, utilizar as sementes adequadas com poder de germinazação, e colocar produtividade para ganhar escala".

Cita que a bacia do Sertão Central produz um milhão de litros de leite. O Ceará é, hoje, o segundo maior produtor de leite do Nordeste. Para cada 100 litros de leite, são gerados um emprego formal e quatro ocupações.

"Fizemos o melhoramento genérico, a base do suporte da palma forrageira. Quando coloca a palma, reduz em 54% o consumo de água. O Ceará está produzindo genética. Um estado pobre, onde 93% do seu territorio está no semiárido. Essa é a base que o governo precisa ter", completa. 

Serviço

Especial Anuário do Ceará 2024-2025

Episódio 13 - De Assis Diniz

Quando: reprise na terça-feira, 25/6, às 8 horas

Canal FDR na TV: 48.1 (sinal digital aberto); 23 (sinal fechado - Multiplay); NET 24 (SD) e 523 (HD); 138 (Brisanet)

Canal FDR na internet: fdr.org.br/canalfdr/

Anuário do Ceará

Site: www.anuariodoceara.com.br

Instagram: @anuariodoceara

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar