Governo confirma dez homicídios em Fortaleza e Região Metropolitana na última noite e madrugada
Um dos registros foi a tentativa de chacina no bairro Barroso, na noite de sexta-feira, com uma criança e uma mulher assassinadas
09:28 | Jun. 22, 2024
Fortaleza e Região Metropolitana registraram uma onda de violência entre sexta-feira e sábado, 21 e 22 de junho.
Conforme informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), das 18h de sexta-feira, 21, até as 2h26min deste sábado, 22, foram confirmados dez homicídios em sete localidades.
As motivações, bem como a possível ligação entre as diversas mortes, ainda estão em análise.
Na manhã deste sábado, o governador Elmano de Freitas (PT) informou ter conversado por telefone com o ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski.
Ele disse, em pronunciamento nas redes sociais, que não hesitará "em solicitar reforço de apoio federal".
Conforme informações fornecidas pela SSPDS até as 11h deste sábado, foram contabilizados homicídios nos seguintes locais:
Em Fortaleza
Siqueira: 1
Messejana: 1
Barroso: 2
Bonsucesso: 1
Mondubim: 2
Conjunto Palmeiras: 1
Na Região Metropolitana
Caucaia: 2
Ainda nesta manhã, 22, O POVO chegou a informar que teriam sido 21 óbitos em 11 localidades. Contudo, há divergências com o apurado pela SSPDS em relação a quantidade de óbitos, excluindo possíveis casos na Maraponga, Mondubim, Bom Jardim, Praia do Futuro, Bonsucesso, Pacatuba e Maracanaú. Alguns desses casos teriam sido de pessoas lesionadas, o que gerou a divergência.
Para conter os casos de violência da noite de sexta-feira, 22, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) acionou cerca de 437 agentes para ação nas ruas. Na ocasião, também foi instaurado procedimento de apenas dois policiais por viatura, para ampliar a frota de agentes em operação.
Detalhes de algumas das ocorrências na Capital e Região Metropolitana
- Barroso
Uma tentativa de chacina na Areninha do Jardim Violeta, no bairro Barroso, em Fortaleza, deixou várias pessoas baleadas por volta das 20h50min desta sexta-feira, 21. Duas pessoas, uma criança e uma mulher adulta, morreram, enquanto outras quatro, incluindo crianças e uma mulher adulta, ficaram feridas.
- Bonsucesso
Na Rua Planaltina, em Bonsucesso, uma mulher foi morta a tiros em frente à sua residência. Ela foi identificada como Cristina Bezerra Alencar, de 41 anos, e possui histórico criminal com mandado em aberto por homicídio.
Segundo relatos, indivíduos chamaram pela vítima e, ao avistá-la, começaram a disparar. A mulher tentou fugir, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no quintal de sua casa.
Ainda conforme informações recebidas pelo O POVO, apesar do homicídio ter ocorrido por volta das 22h de sexta, a Perícia Forense teria chegado ao local somente às 5h da manhã desta sábado, devido ao grande número de homicídios na cidade.
- Pacatuba
Na Rua Pedrina da Silva, no bairro Timbozinho, em Pacatuba, um homem identificado como Daniel foi morto a tiros. Uma mulher e uma criança de aproximadamente três anos também foram baleadas e levadas ao hospital. O crime ocorreu às 17h59.
- Mondubim
Dois homens foram baleados na Rua Antônio Divino, no bairro Mondubim, por volta das 21h. Um deles não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
- Siqueira
Na Rua Firmino Rivieira, no bairro Siqueira, um homem foi morto a tiros.
- Messejana
Na Rua Capitão Santos, em Messejana, um homem foi encontrado morto em via pública após disparos de arma de fogo serem ouvidos por volta das 20h16. A vítima foi encontrada já sem vida em via pública.
- Caucaia
Na Rua José Marinho, no bairro Araturi, em Caucaia, um homem foi executado a tiros após ser abordado por um grupo criminoso. O crime ocorreu às 19h26, quando a vítima estava prestes a adentrar um condomínio de motocicleta. Ele foi levado para um matagal atrás do condomínio e executado. A Perícia foi acionada e a Polícia investiga o caso.
O POVO demandou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) solicitando um balanço das ocorrências da ultima noite na Capital e RMF, bem como maiores detalhes dos ocorridos. A matéria será atualizada logo que o órgão responda através de nota.