Especial Anuário 2024-2025: Ferruccio Feitosa fala sobre gestão das 12 regionais de Fortaleza

O titular da Secretaria da Gestão Regional (Seger), Ferruccio Feitosa, é 12º entrevistado da série. Programa será reprisado nesta segunda-feira, 24, às 8 horas

20:19 | Jun. 22, 2024

O editor-geral do Anuário do Ceará, Jocélio Leal, ao lado do titular da Secretaria de Gestão Regional (Seger), Ferruccio Feitosa. Entrevista ao programa Especial Anuário do Ceará 2024-2025 (foto: Gabriel Gago/O POVO)

O titular da Secretaria da Gestão Regional (Seger), Ferruccio Feitosa, é o 12º entrevistado da série do Especial Anuário do Ceará 2024-2025, apresentado pelo editor-geral do Anuário, Jocélio Leal. Programa será reprisado nesta segunda-feira, 24, às 8 horas. 

Desde 2007, Ferruccio se afastou do setor privado para se dedicar ao serviço público. A experiência no âmbito privado trouxe, segundo ele, a possibilidade de encurtar caminhos e fazer andar as operações em uma velocidade maior.

Para Ferruccio, as 12 regionais de Fortaleza são um número razoável. Ele lembra quando foi secretário da Regional 2, ainda na gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio, tinha que cuidar de 22 bairros. Com a nova divisão, são 11 bairros nessa Regional.

A nova divisão de sete para 12 Regionais não teve custo a mais para o Município, conforme o gestor. "Pelo contrário, foi extinto o papel de secretário-executivo e não houve acréscimo de cargos na Prefeitura."

"O secretário regional está dentro dos bairros. Ele tem o domínio do território, ele na verdade é o porta-voz", avalia ele durante a entrevista. 

Com a nova divisão, a Seger ficou responsável por todos os contratos que cuidam das reformas de praças, areninhas, operação Tapa-Buraco e limpeza, como varrição e capinação.

"Tudo foi concentrado em uma pasta só, porque fica mais fácil de controlar, e o custo é menor, afinal, ao invés de ter sete coordenadores administrativos, financeiro, temos apenas um, e toda a parte jurídica fica também situada na sede da Seger."

Obras entregues e em execução na Capital

O secretário aponta que há, hoje, na Capital, um total de 400 obras entregues ou em andamento, e nenhuma paralisada. Na Operação Tapa-Buraco, os serviços foram realizados em 65 quilômetros (km), segundo ele. 

"Fortaleza cresceu de forma desordenada. Muito desigual. Aqui você tem poucos que têm muito até para instruir, como dizemos no 'cearênses', e muitos que não têm o necessário. Precisamos dar legitimidade para comercialização dos ambulantes. Isso é dar dignidade às pessoas", pontua. 

Serviço

Especial  Anuário do Ceará 2024-2025

Episódio 12 - Ferruccio Feitosa

Quando: Segunda-feira, 24/6, às 8 horas

Canal FDR na TV: 48.1 (sinal digital aberto); 23 (sinal fechado - Multiplay); NET 24 (SD) e 523 (HD); 138 (Brisanet)

Canal FDR na internet: fdr.org.br/canalfdr/

Anuário do Ceará

Site: www.anuariodoceara.com.br

Instagram: @anuariodoceara