Ceará tem um dos dias mais violentos do ano

Crimes foram registrados nessa sexta, 21 de junho. Em Fortaleza, foram oito assassinatos, incluindo dois homicídios duplos: um no Barroso e um no Mondubim

19:40 | Jun. 22, 2024

Por: Lucas Barbosa
Registro do trabalho das forças de segurança na ocorrência de achado de cadáver no bairro Pavuna, em Pacatuba (Região Metropolitana de Fortaleza) (foto: Reprodução/Redes Sociais)

Atualização às 20 horas do dia 23/06*

Em todo o Ceará, 18 homicídios foram registrados nessa sexta-feira, 21. Foram oito ocorrências em Fortaleza, cinco em municípios da Região Metropolitana da Capital e cinco no Interior. As informações foram apuradas por O POVO e confirmadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Com isso, conforme dados da SSPDS atualizados até a última quarta-feira, 19, esse foi um dos dias mais violento do ano no Estado, atrás de 17 de fevereiro — quando 24 assassinatos foram registrados. Outros três dias do ano registraram 19 homicídios (21 de janeiro e 7 e 23 de abril).

Conforme apuração do O POVO, os casos registrados em Fortaleza nessa sexta ocorreram nos seguintes bairros: Barroso, Bonsucesso, Messejana, MondubimPraia do Futuro II e Siqueira.

Entre as ocorrências, estão dois homicídios duplos. Uma delas aconteceu na Areninha do Jardim Violeta, localizada no bairro Barroso, onde uma criança de 10 anos e uma mulher de 49 anos foram mortas durante tiroteio.

O Instituto Dr. José Frota (IJF) informou, em nota, que oito crianças e adolescentes foram encaminhadas ao hospital em decorrência dessa tentativa de chacina. São três meninas de 11, 13 e 16 anos de idade e cinco meninos de 8, 9, 10, 15 e 16 anos.

No Mondubim, também houve dois mortos. As vítimas estavam em frente a uma lanchonete, na rua Antônio Divino, quando homens em motocicletas chegaram e efetuaram diversos disparos. Um dos homens mortos chegou a ser socorrido a uma unidade de saúde, mas não resistiu.

Fortaleza registra sete homicídios em menos de duas horas

Sete das mortes na Capital foram separadas por um período de menos de duas horas. O primeiro homicídio registrado na noite aconteceu na Messejana por volta das 20h40min.

Em seguida vieram: o duplo homicídio no Barroso (por volta das 20h50min), o duplo homicídio no Mondubim (21 horas), o assassinato de um homem Siqueira (21h24min) e o assassinato de uma mulher no Bonsucesso (22h05min).

Os outros dois homicídios ocorreram por volta das 16h25min na Praia do Caça e Pesca.

Já na Região Metropolitana, houve o caso de um achado do cadáver de uma mulher às 8h40min no bairro Campo Grande, em Caucaia. Por volta das 13h30min, um homem foi morto a tiros no bairro Área Verde, em Maranguape.

Em Pacatuba, foram registrados dois crimes: o primeiro, um achado de cadáver no bairro Pavuna; o outro, um assassinato a tiros no bairro Timbozinho. Por fim, um homem foi morto a tiros no bairro Lino Silveira, em Caucaia, já cerca das 19h25min.

No Interior, os homicídios foram registrados em: Itapipoca (homem morto a tiros por volta das 2h30min), Caridade (homem morto a tiros cerca das 7h40min), Chaval (homem morto a tiros por volta das 10h06min), Pentecoste (achado de corpo com marcas de tiro às 16h20)min e Campos Sales (homem morto a tiros por volta das 17h35min).

 

* Ao contrário do que foi informado anteriormente, o homicídio no Conjunto Palmeiras ocorreu na madrugada do sábado, 22, ficando assim 18 homicídios no balanço final de sexta, 21.