Elmano anuncia cinco medidas para fortalecer Segurança Pública no Ceará
Unidades especalizadas, como Vara de Delitos e Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), serão fortalecidasCom foco na diminuição dos índices de violência, o Ceará deve fortalecer unidades especializadas, como a Vara de Delitos de Organizações Criminosas, o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e a inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), além de atuar de forma integrada com governadores do Nordeste.
CLIQUE AQUI para seguir o novo canal com as últimas Notícias do O POVO no WhatsApp
É + que streaming. É arte, cultura e história.
As cinco medidas foram anunciadas pelo governador Elmano de Freitas (PT) após a primeira reunião do Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi), na manhã desta sexta-feira, 21.
Leia mais
A reunião ocorreu no salão oval do Palácio da Abolição, localizado no bairro Meireles, em Fortaleza. O Coesi tem como objetivo desenvolver ações coordenadas e sistêmicas de combate ao crime em todo território cearense.
Após a reunião, o governador Elmano de Freitas citou a maior chacina do Ceará desde 2020, registrada nessa quinta-feira, 17, em Viçosa do Ceará. "O ocorrido em Viçosa nos coloca o desafio de fazer o enfrentamento para dar paz e tranquilidade ao povo do Ceará, e não recuaremos nesse desafio", disse.
A ideia da atuação integrada entre os governadors do Nordeste inclui a formatação de um plano nacional de segurança para além do Nordeste. Elmano de Freitas aponta que o presidente Lula já discute estratégias com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
"Lula vai se reunir com ex-ministros que foram governadores para estabelecer um plano comum e passar para os que estão como governadores", explica.
Leia mais
Segurança no Ceará: as cinco medidas anunciadas por Elmano
- Fortalecimento da Vara de Delito de Organizações Criminosas
- Fortalecimento do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco)
- Fortalecimento da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco)
- Ampliação imediata do Setor de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social e reforço de estrutura e pessoal da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce)
- Alinhamento entre Governo Federal e estados para a construção de um plano nacional de combate à violência
Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará: o que é?
Integram o Coesi o secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, e os respectivos comandantes dos órgãos vinculados.
Também estãop no Comitê o secretário da Administração Penitenciária, o procurador-Geral do Estado, o presidente do Tribunal de Justiça (TJCE), o presidente da Assembleia Legislativa (Alece), o procurador-geral de Justiça do Estado, o superintendente da Polícia Federal no Ceará e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Ceará (PRF).
Atualizada às 14h21min
Conheça os canais do O POVO no WhatsApp
O POVO apresenta seus cinco canais com notícias relacionadas à política cearense; aos acontecimentos do cotidiano; à cobertura esportivas; às pautas econômicas; e às novidades dos famosos e realities.
Confira e clique nos links abaixo para seguir:
- Últimas Notícias: as principais notícias sobre o Ceará, o Brasil e todo o mundo
- Economia: aqui, você vai ficar sabendo em primeira-mão das notícias sobre concursos/vagas de emprego, empresas e também finanças pessoais
- Política: mais um espaço para O POVO e seus leitores interagirem sobre política no Ceará e no Brasil, agora mais de perto
- Esportes: as mais relevantes atualizações do esporte cearense, brasileiro e internacional
- Famosos, TV e Realities: um canal para quem quer ficar ligado nas novidades a qualquer hora do dia com conteúdos diretamente do Vida&Arte e do Divirta-se do O POVO