O POVO conquista 1° e 2° lugares em prêmio da Boehringer Ingelheim
Reportagem da jornalista Ana Rute Ramires foi premiada em cerimônia realizada na noite desta sexta-feira, 14, em São PauloO POVO conquistou o 1° e o 2° lugares nas categorias impresso e online, respectivamente, do I Prêmio Boehringer Ingelheim de Jornalismo. A reportagem, intitulada como "Crônica e rara, psoríase pustulosa grave impacta saúde física e emocional", é da jornalista Ana Rute Ramires e foi premiada em cerimônia realizada na noite desta sexta-feira, 14, em São Paulo.
Premiação, organizada pela companhia farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim, teve sua primeira edição voltada para o reconhecimento de matérias que promoveram a conscientização e ajudaram a reduzir o estigma sobre a PPG (Psoríase Pustulosa Generalizada). Doença é uma patologia dermatológica crônica considerada ultrarrara e que atinge nove em cada 1 milhão de pessoas no Brasil.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Reportagem se destacou entre mais de 40 inscrições realizadas e levou o primeiro lugar na categoria Impresso e o segundo na categoria Online. Texto, escrito pela repórter da editoria de Cidades Ana Rute Ramires, se desdobra em explicar os sintomas da patologia e destacar que ela não é contagiosa, jogando também luz sobre como a condição traz transtornos físicos e psicológicos para os pacientes.
Material traz explicações de especialistas vinculados a instituições renomadas da área da saúde, como o Hospital Universitário Walter Cantídio e o Centro de Referência Dona Libânia.
"Foi muito gratificante ganhar nas duas categorias. A reportagem foi resultado de um trabalho muito cuidadoso também da edição e do design para tratar dessa doença no qual o paciente é tão estigmatizado. É muito importante discutir e informar sobre doenças raras, como a Psoríase Pustulosa Generalizada", diz a jornalista. A edição é de Rubens Rodrigues e o design é de Gil Dicelli.