Ceará registra mais de 4,2 mil inscrições na primeira semana do Programa Mais Saúde com Agente

O período de inscrição será estendido até o próximo dia 24 e os interessados em participar devem se cadastrar por meio do endereço eletrônico maissaudecomagente.ufrgs.br/inscricao

Após uma semana desde o seu lançamento, o Programa Mais Saúde com Agente, do Governo Federal, já conta com a inscrição de mais de 103 mil participantes. Deste número, 4.260 são do Estado do Ceará, sendo 2.963 Agentes Comunitários de Saúde e 1.297 Agentes de Combate às Endemias (ACEs).

O período de inscrição será estendido até o próximo dia 24 e os interessados em participar devem se cadastrar por meio do endereço eletrônico maissaudecomagente.ufrgs.br/inscricao. Serão consideradas para análise apenas as inscrições que foram finalizadas, por isso, é necessário que os participantes verifiquem se receberam a mensagem de validação em seus e-mails cadastrados.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A iniciativa pretende ampliar e atualizar a formação dos profissionais da categoria, conforme as novas atribuições previstas na Lei n° 11.350/2006, oferecendo condições para analisar as informações apuradas nas residências e território de atuação. Além disso, o programa orienta a população a fim de melhorar a qualidade da assistência primária e fortalecer a vigilância em saúde.

Foram disponibilizadas 180 mil vagas para todo o Brasil para os cursos Técnico de Agente Comunitário de Saúde e Técnico de Vigilância em Saúde com foco no Combate às Endemias. Aos agentes de saúde dos municípios do Rio Grande do Sul, afetados pelas enchentes, será ofertado um segundo momento de inscrições.

Os cursos disponibilizados podem expandir as habilidades de acolhimento para atendimento aos pacientes vulneráveis, como a equidade de gênero, raça e etnia; saúde mental; e cuidado de pessoas que abusam da quantidade de álcool e entorpecentes. O programa é uma estratégia inclusiva que capacita os agentes para que eles atendam as especificidades das comunidades em que atuam, o que pode resultar em atendimentos mais humanizados e assertivos no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Programa Mais Saúde com Agente é promovido pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e as Escolas do SUS.

“O investimento, por parte do Ministério da Saúde, evidencia que esses trabalhadores e trabalhadoras, essenciais para a atenção à saúde nas comunidades e territórios, são prioridade na agenda governamental”, compartilha a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Isabela Pinto.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar