"Bacurau", um dos criminosos mais procurados do Ceará, é preso no Rio de Janeiro

Ismário Wanderson Fernandes da Silva, o "Bacurau", de 34 anos, foi preso em operação realizada pelo Bope, da PMERJ, no no Complexo da Maré. Ele usava um documento falso

Um dos homens que consta na lista dos Mais Procurado da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foi preso nessa quarta-feira, 12, no Complexo da Maré, localizado no Rio de Janeiro (RJ). Ismário Wanderson Fernandes da Silva, o “Bacurau”, de 34 anos, foi preso durante operação do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro (Bope/PMRJ).

Ismário Wanderson é apontado como liderança da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP), originária do Rio de Janeiro, mas que também vem atuando no Ceará.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco/CE), o suspeito estava utilizando um documento falso no momento da prisão. Foi a Ficco quem forneceu ao Bope-RJ informações sobre a localização do alvo.

A PM do Rio de Janeiro realiza operação no Complexo da Maré desde a manhã dessa terça-feira, 11. Um policial do Bope, o sargento Jorge Galdino Cruz, foi morto na ação e outro ficou gravemente ferido. Pelo menos quatro suspeitos de integrar o TCP morreram em intervenção policial. 

A operação ainda resultou na prisão de, ao menos, 24 suspeitos até a noite de terça. Onze fuzis, cinco pistolas, uma metralhadora antiaérea e uma espingarda calibre 12 também foram apreendidas, conforme informou o governador do RJ Cláudio Castro (PL) em suas redes sociais.

Além disso, nessa quarta, a Ficco divulgou que também foram apreendidos: 15 tabletes de entorpecentes, totalizando aproximadamente 30 quilos; uma pistola TPR9 Bersa 9mm com oito munições intactas; e quatro rádios portáteis.

Saiba quem é “Bacurau”

Contra Ismário Wanderson, havia mandados de prisão em aberto por crimes como homicídios e integrar organização criminosa. A SSPDS chegou a oferecer R$ 5 mil por informações que levassem à prisão dele.

Conforme o site do Mais Procurados da SSPDS, ele é chefe de uma organização criminosa com atuação em Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza) e é investigado por diversos homicídios e tráfico de entorpecentes.

O POVO mostrou em 2022 que “Bacurau” era um dos pivôs de um racha ocorrido na facção Guardiões do Estado (GDE). Conforme investigações da Polícia Civil, ele e outras duas lideranças da facção cearense foram até o Rio de Janeiro estabelecer uma aliança com o TCP, o que foi visto como traição pelos antigos aliados.

Somente em fevereiro de 2022, 10 homicídios foram atribuídos ao conflito gerado após o racha. Desde então, Ismário se refugiava no Rio.

Conforme o relatório técnico nº 21/2022 do Núcleo de Inteligência Policial (NUIP), do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Ismário é chefe do tráfico no Conjunto Jagatá, localizado no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar