Especial Anuário: diretor da Astor BFA fala sobre transição energética do Ceará

Célio Fernando Melo faz uma leitura da saúde financeira do Estado, além de outros temas ligados à economia local. Programa vai ao ar no Canal FDR

16:07 | Jun. 11, 2024

O editor-geral do Anuário do Ceará, Jocélio Leal, ao lado do sócio-diretor da Astor BFA, Célio Fernando Melo. Entrevista ao programa Especial Anuário do Ceará 2024-2025 (foto: Gabriel Gago/O POVO)

O diretor da Astor BFA e também consultor editorial do Anuário do Ceará, Célio Fernando Bezerra Melo, foi o segundo convidado do Especial Anuário 2024-2025, na tarde desta terça-feira, 11. Na entrevista com o editor-geral Jocélio Leal, ele destacou a transição energética do Estado. Os programas são exibidos no Canal FDR de segunda a sábado, sempre às 15 horas, com reexibição às 8 horas do dia seguinte. 

Célio assina artigo na próxima edição do Anuário do Ceará e faz uma leitura sobre a saúde financeira do Estado. Segundo ele, o Ceará passa por uma reestruturação econômica fiscal para o desenvolvimento dessa transição energética. "A economia do Ceará continua saudável", disse ele no programa.  

Admite, no entanto, que falta visão estadista: "Temos que olhar para o futuro dos nossos filhos". 

LEIA MAIS: Secretária Tânia Mara analisa política de saúde dos municípios cearenses

Para ele, é preciso que o Governo do Ceará desenvolva planos de médio a longo prazo. E tenha cautela, pensando no futuro, ao tomar decisões a curto prazo. Alguns dos projetos importantes na área e citados por ele foram Ceará 2050, Análise SWOT, Hidrogênio Verde, Indústria 4.0, Economia Azul, Agenda 2030 e Net-Zero. 

Na entrevista, ele comenta a chegada da Inteligência Artificial (IA), que também gera como consequência um maior consumo de energia. "A Inteligência Artificial está chegando, logo temos que adquirir mais conhecimento do que ela."

No Especial Anuário do Ceará 2024-2025, o economista Célio Fernando também reflete sobre as mudanças climáticas e rememora a época da Era Glacial.

"São eventos climáticos de um clima de polarização" 

O economista alerta sobre a desinformação no Brasil e no mundo. "Estamos vivendo uma mudança de época com muitos traumas e muitas crises. Quando você fala de polarização social, fala de Bolsonaro e Lula, direita e esquerda, é binário, estamos voltando ao 0 e 1, não existe mais conjunto sobre conjunto para pensar."

Segundo ele, quando falta diplomacia, o mundo fica em uma situação de extrema dificuldade. "São eventos climáticos de um clima de polarização, muito mais do que a tempestade do nível do mar ou dos rios. Estamos involuindo no pensamento humano."

Célio foi secretário-executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil do Ceará por mais de três anos.

Serviço

Especial Anuário do Ceará 2024-2025

Episódio 2 - Célio Fernando B Melo

Quando: Quarta-feira, 12/6, às 8 horas

Canal FDR: 48.1 (sinal digital aberto); 23 (sinal fechado - Multiplay); NET 24 (SD) e 523 (HD); 138(Brisanet)

Anuário do Ceará

Sitewww.anuariodoceara.com.br

Instagram: @anuariodoceara