Ceará: bombeiros já cortaram quase mil árvores 'em perigo' em 2024

Processo é feito em plantas com problemas como parasitas ou tronco com inclinação excessiva; em 2023 inteiro, bombeiros cortaram 1.415 árvores

12:25 | Jun. 09, 2024

Por: Bemfica de Oliva
Número de árvores cortadas em 2024 é quase 28% maior que o mesmo período do ano passado (foto: FÁBIO LIMA)

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) já realizou o corte de quase mil árvores "em perigo" no Estado em 2024. As informações são da própria corporação.

Segundo os bombeiros, foram 967 operações de janeiro a maio. O número é quase 28% maior que o mesmo período do ano passado, quando 756 árvores foram cortadas — em 2023 inteiro, o total foi de 1.415.

Árvores cortadas pelos bombeiros apresentam riscos

Os cortes realizados pelos bombeiros, das árvores consideradas "em perigo", são diferentes da poda realizada por Prefeituras ou de forma particular. Nestes casos, é realizada a "manutenção" das plantas, para previnir problemas. Quando elas já apresentam riscos, no entanto, a corporação é acionada para a remoção completa.

Isto pode ocorrer por diversos motivos. Segundo o CBMCE, as causas podem ser buracos ou inclinação excessiva do tronco, presença de parasitas, raízes expostas, problemas de solo, entre outros fatores.

Algumas situações podem gerar risco adicional: durante o período chuvoso, a água se acumula em folhas e galhos, aumentando o peso da árvore e deixando-a mais suscetível a quebras. Podas irregulares, que não distribuam por igual o peso entre os lados da planta, também podem comprometer o equilíbrio.

Serviço

A manutenção regular de árvores em áreas públicas, como praças e canteiros nas ruas, é obrigação da Prefeitura. Plantas em lugares privados são responsabilidade do proprietário do local.

Caso a manutenção não tenha sido realizada de forma correta, e a árvore represente risco imediato, é necessário chamar os bombeiros. O CBMCE também atua no corte e remoção de árvores que tenham sido arrancadas de forma total ou parcial por chuvas, alagamentos e ventanias. O telefone para as solicitações é o 193.

Mais notícias do Ceará