Serviço de Verificação de Óbitos lança cartilha de orientação ao luto

O SVO é referência estadual no feitio gratuito de necropsias para o esclarecimento de mortes naturais não definidas. Em 2023, foram realizadas 1.900 necropsias

10:52 | Jun. 01, 2024

Por: Mario Henrique Lima
Serviço de Verificação de Óbitos completa 19 anos com contribuição para pesquisa e vigilância. Uma cartilha também foi lançada sobre o luto familiar (foto: Raiane Ferreira/Kelly Garcia/Governo do Ceará)

O Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) Dr. Rocha Furtado completou 19 anos de funcionamento na última quarta-feira, 29. A cerimônia aconteceu no auditório do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes e contou com o lançamento de uma cartilha de orientação ao luto.

O SVO é referência estadual no feitio gratuito de necropsias para o esclarecimento de mortes naturais não definidas. O serviço funciona 24 horas investigando, também, óbitos súbitos sem indícios de violência, falecimentos domiciliares sem ajuda médica, além daqueles registrados em pronto atendimento ou em via pública sem razões determinadas.

O Ceará é o primeiro estado a emitir um documento como a Cartilha de Orientação às Famílias em Luto, que ajuda no trabalho realizado pela SVO. O evento contou também com palestra sobre a importância do equipamento e uma mesa de diálogos sobre amor, luto e comunicação assertiva.

Antonio Silva Lima Neto, secretário executivo de Vigilância em Saúde, ressaltou o papel do SVO na construção das políticas de saúde. "Quero agradecer a toda a equipe, porque é através desse trabalho que podemos conhecer melhor o perfil de mortalidade, crucial para a vigilância”, disse, em nota.

O SVO é um dos poucos que funciona no País 24 horas. Em 2023, foram realizadas 1.900 necropsias e, destas, 95% tiveram causa bem esclarecida.

Acesse a Cartilha de Orientação às Famílias em Luto aqui