Presidente do Ceará convoca Assembleia Geral Extraordinária para votação do novo estatuto

Com a data definida (11/06) pelo mandatário alvinegro, João Paulo Silva, a primeira convocação tem previsão de início às 9 horas, contando com a presença da maioria dos associados

08:03 | Mai. 31, 2024

Por: Rangel Diniz
Bandeira do Ceará Sporting Club na Cidade Vozão (foto: Divulgação / Ceará SC)

O Ceará Sporting Club divulgou, na noite desta quinta-feira, 30, o edital de convocação do presidente João Paulo Silva aos associados aptos a participar da Assembleia Geral Extraordinária para votação do novo estatuto do clube, que será realizada no dia 11 de junho.

Com a data definida pelo mandatário alvinegro, a primeira convocação tem previsão de início às 9 horas, contando com a presença da maioria dos associados (metade mais um). Às 09h30, ocorre a segunda convocação, quando os trabalhos serão iniciados independente de qualquer número de associados presentes. O momento se estenderá até às 20 horas.

Entre as emendas que serão discutidas, está a redução do prazo de 36 para 24 meses ininterruptos de adimplência para o sócio-torcedor poder votar para a diretoria executiva – eleição que acontece em dezembro deste ano. A garantia de um coeficiente mínimo de 30% para mulheres na diretoria executiva do clube e a votação paritária – para que o peso do voto do sócio-torcedor seja o mesmo do conselheiro do clube para as eleições da diretoria executiva – também serão pautas importantes da Assembleia.

Vale lembrar que, na última segunda-feira, 27, foi fechada a terceira e última reunião do Conselho Deliberativo do Ceará, que discutiu a mudança estatutária do Vovô, consolidando o anteprojeto com tais emendas. O texto-base foi aprovado de forma unânime pelo mesmo conselho no último dia 14. Tal reforma no Estatuto do Ceará foi idealizada pelos próprios conselheiros.

Associados que podem votar

Conforme o artigo 2° do edital, poderá votar todo e qualquer Associado Proprietário Contribuinte maior de dezoito anos, com pelo menos seis meses integrais de permanência ininterrupta no quadro associativo do Clube, bem como esteja regular e adimplente com qualquer das taxas e contribuições devidas ao clube até o mês de maio de 2024, e no pleno gozo do direito a voto.

No artigo 3°, consta que, para exercer seu direito de voto, o Sócio Proprietário Contribuinte deverá apresentar a sua carteira de identidade social ou cédula de identidade com foto aos membros da mesa receptora dos trabalhos. Além disso, terá que assinar a folha de presença para votação junto à mesa dos trabalhos, no momento que for votar.

Na mesa de votação, constará a lista completa relativa aos Associados Proprietários Contribuintes, fornecida pela Diretoria Executiva do clube.

Apoio do Presidente Alvinegro

Responsável por abrir os trabalhos de instalação da Assembleia, como previsto no documento, junto a dois membros que escolherá do plenário para serem secretários na ocasião, o presidente do Ceará, João Paulo Silva reforçou apoio ao direito de voto do sócio-torcedor e prometeu marcar a Assembleia Geral para sócios-proprietários e conselheiros votarem na mudança do estatuto do clube.

“Recebi hoje [dia 29 de maio, quando concedeu a coletiva], até para deixar claro para a torcida alvinegra, o texto final, pelo presidente do Conselho Deliberativo. Sentarei com o jurídico. O que posso garantir para o torcedor, é que irei marcar essa convocação da Assembleia [Geral] nos próximos e que também vou brigar, vou vestir essa camisa, de fazer o sócio-torcedor votar. Estou muito obstinado nisso. Tenho até o final da minha missão no Ceará, como presidente, até deixei claro que no final do ano saio, não irei para a reeleição, quero duas coisas: a primeira é o Ceará voltar para à Série A e o segundo é fazer que o sócio-torcedor vote para o próximo presidente”, iniciou.

“Essa é uma missão que será muito importante, precisamos liderar esse processo. Tive essa semana com o presidente do Conselho, o Herbet, ele sabe do nosso propósito, eu também sei do propósito dele, que ele também está imbuído nisso. E é trabalhar com a Assembleia Geral para que possamos dar as melhores condições e fazer com que o nosso torcedor possa participar diretamente da eleição do próximo presidente e dos trâmites do dia a dia do clube”, finalizou.