Quatro municípios cearenses têm situação de emergência reconhecida
Neste ano, outras sete cidades cearenses tiveram situação de emergência reconhecida pelo Governo FederalO Governo Federal reconheceu situação de emergência em quatro cidades cearenses devido à seca e à estiagem. A portaria foi publicada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, na edição da última sexta-feira, 17, do Diário Oficial da União.
Os municípios de Arneiroz, Jaguaribe e Quiterianópolis integram a lista devido à seca. Já a cidade de Piquet Carneiro teve situação de emergência reconhecida por causa da estiagem.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Neste ano, outros municípios cearenses também tiveram situação de emergência reconhecida por causa da estiagem, como Alto Santo, Caucaia, Catunda, Crateús, Monsenhor Tabosa, Pedra Branca e Tejuçuoca.
A gerente de meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) Meiry Sakamoto explica que as principais diferenças entre estiagem e seca estão relacionadas ao período de duração e à quantidade de chuvas.
Além do Ceará, a portaria ainda reconhece situação de emergência em cidades de cinco estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Veja a lista de cidades que tiveram situação de emergência reconhecida (17/5):
Estrela de Alagoas (AL): Estiagem
Ibotirama (BA): Estiagem
Planalto (BA): Estiagem
Arneiroz (CE): Seca
Jaguaribe (CE): Seca
Piquet Carneiro (CE): Estiagem
Quiterianópolis (CE): Seca
Conceição (PB): Estiagem
Lagoa Seca (PB): Estiagem
Custódia (PE): Estiagem
Caiçara do Rio do Vento (RN): Chuvas intensas
José da Penha (RN): Estiagem