Ceará recebe 108 mil doses de vacinas da Covid com reforço contra a ômicron

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, 184 municípios do Ceará vão receber as doses de vacina

11:41 | Mai. 21, 2024

Por: Wilnan Custódio
Nova vacina contra a Covid é disponibilizada para grupos prioritários e crianças (foto: Samuel Setubal)

Foram disponibilizadas 108.800 doses da nova vacina contra Covid-19 para 184 municípios do Estado, segundo informações da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) nessa segunda-feira, 20. As cidades cearenses já podem disponibilizar o imunizante com reforço contra novas variantes do vpirus, como a ômicron. O público-alvo são as crianças de seis meses a 4 anos de idade e os grupos prioritários. 

A campanha de imunização é realizada em todo o Estado, obedecendo os calendários municipais de vacinação. Em Fortaleza é possível ser vacinado nos Vapt Vupt em Fortaleza, localizadas nos bairros Antônio Bezerra, Messejana e Papicu, das 8 às 17 horas.

A vacina monovalente disponibilizada é de fabricação do laboratório Moderna e protege contra a subvariante ômicron XBB 1.5, podenso ser aplicada em todas as faixas etárias acima de seis meses.

Pessoas acima de 5 anos que não receberam nenhuma dose de vacina podem receber uma dose da vacina XBB no esquema primário. De acordo com Ana Karine Borges, Coordenadoria de Imunização (Coimu) da Sesa,“o perfil de segurança da vacina Covid-19 Monovalente (XBB), da fabricante Moderna, é conhecido devido à sua ampla utilização em outros países e está indicada em razão do cenário de novas variantes”.

LEIA: Cearenses participam de pesquisa para medir sequelas da Covid-19 na população

Quem tem o esquema completo de doses contra a Covid-19, tem mais de 5 anos e faz parte dos grupos prioritários pode receber o imunizante desde que tenha recebido as últimas doses há mais de três meses.

Crianças de seis meses a 4 anos podem receber uma ou duas vacinas, o que vai depender do esquema vacinal anterior, de acordo com o intervalo recomendado pelo Ministério da Saúde. A Sesa recomenda para esse grupo de crianças “comparecer à unidade de saúde para a avaliação do profissional da sala de vacina”.

Grupos prioritários para imunização da nova vacina contra a Covid-19:

Pessoas com 60 anos;
Gestantes e puérperas;
Pessoas imunocomprometidas;
Trabalhadores da saúde;
Pessoas com comorbidades;
Pessoas com deficiência permanente;
Pessoas privadas de liberdade e funcionários desse sistema;
Pessoas em situação de rua;
Pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores;
quilombolas;
Indígenas;
Ribeirinhos;
Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Restrição apenas em relação à vacina da dengue

As vacinas podem ser aplicadas de forma simultânea ou em qualquer momento antes ou depois de outras vacinas para adultos, adolescentes e crianças. De acordo com a Secretaria, apenas quem tomou a vacina da dengue não pode tomar a vacina nova da Covid sem um intervalo de 24 horas.

A campanha de vacinação neste momento acontecerá mediante disponibilidade de estoques da vacina atualizada. Uma nova remessa de 43.200 doses deve chegar na próxima semana.